quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tendência do eleitor é inversa à do primeiro turno - politica - Estadao.com.br

Tendência do eleitor é inversa à do primeiro turno - politica - Estadao.com.br

21 de outubro de 2010 | 0h 14

Análise: José Roberto de Toledo*

O Ibope indica que dobrou a diferença de Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB) na última semana. Houve uma recuperação da petista e uma queda do tucano.

Dilma tem hoje praticamente a mesma vantagem que tinha na mesma época no primeiro turno: 56% contra os 55% de 23 de setembro. Nos 10 dias entre a pesquisa e a votação de 3 de outubro, ele caiu, Marina Silva (PV) subiu e a eleição precisou de um novo turno.

Desta vez há uma diferença importante. No primeiro turno, Dilma vinha em queda desde duas semanas antes da votação. Agora, seu movimento é ascendente. Mais do que o tamanho da vantagem, é o movimento do eleitorado que favorece a petista.

Há indicativos de que a questão religiosa voltou a influenciar o eleitor, mas no sentido oposto. Na rodada anterior do Ibope, Dilma tinha estabilizado entre católicos e evangélicos. Nesta, ela cresceu entre os cristãos e caiu entre agnósticos, ateus e seguidores de outras religiões.

Pelos números, as ações da petista para recuperar o apoio de lideranças evangélicas e católicas surtiram efeito. Isso incluiu a divulgação de uma carta descartando mudar a legislação sobre o aborto – o que pode ter lhe rendido perda de votos entre quem é a favor da liberação da prática, algo mais comum entre agnósticos e ateus.

Ao mesmo tempo, Serra caiu nos segmentos religiosos. Pode ser apenas fruto da recuperação dos eleitores por Dilma. Ou pode ser consequência da divulgação de notícias de que sua mulher teria feito aborto nos EUA, quando estavam exilados. As buscas no Google pelo binômio "Serra + aborto" suplantaram as pelo binômio "Dilma + aborto" na última semana.

*É JORNALISTA ESPECIALIZADO NO USO DE PESQUISAS

Estadao.com.br

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,tendencia-do-eleitor-e-inversa-a-do-primeiro-turno,627542,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário