domingo, 31 de outubro de 2010

Ibope e Datafolha apontam vitória tranquila de Dilma Rousseff nas eleições deste domingo

BRASÍLIA - Na véspera da eleição, as novas rodadas de pesquisas Datafolha e Ibope confirmaram o cenário de estabilidade e indicam que a petista Dilma Rousseff deve ser eleita neste domingo como a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa Datafolha/TV Globo mostra a petista com uma vantagem de dez pontos percentuais em relação ao concorrente José Serra (PSDB): ela ficou com 55% dos votos válidos, contra 45% de Serra. Na pesquisa Ibope/TV Globo/Estado de S. Paulo, Dilma ficou 56% dos votos válidos contra 44% de Serra.
Considerando os votos totais (incluindo brancos e nulos) Dilma ficou com 52% das intenções de votos contra 40%, na pesquisa Ibope. E com 51%, contra 41%, na pesquisa Datafolha.
O levantamento do Datafolha mostra que os indecisos ainda somavam no sábado 4%, contra 8% da pesquisa do dia 26 de outubro. Já aqueles que declaram que votarão em branco ou nulo chegaram a 4%, mesmo percentual da anterior.
Na pesquisa anterior, realizada no dia 28 de outubro e divulgada pelo jornal "Folha de S. Paulo", Dilma tinha 50% dos votos totais, contra 40% de Serra. A margem de erro da nova pesquisa Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa mostra ainda que Serra não conseguiu crescer o suficiente no Sul e no Sudeste, tendo frustrada sua estratégia de compensar a ampla vantagem de Dilma no Nordeste. No Sudeste, que concentra 45% do eleitorado, Dilma cresceu de 41% para 48% neste mês. E Serra ficou com 44%.
Na região Sul, segundo o Datafolha de sábado, a petista ampliou sua pontuação, mas continuou atrás de Serra: ela com 42% das intenções de votos e ele com 50%.
No Nordeste, Dilma manteve a ampla liderança sobre o tucano ao longo do mês: tinha 62% no início e no sábado estava com 63%; Serra ficou com 30% das intenções de votos entre os nordestinos.
Nessa rodada, o Datafolha entrevistou 6.554 pessoas neste sábado, número maior do que o de outras sondagens recentes. A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela Rede Globo e está registrada no TSE sob o número 37903/2010. A pesquisa Ibope ouviu 3.010 eleitores neste sábado e está registrada no TSE sob o número 37.917/2010.
Para o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), as pesquisas que apontam um quadro de estabilidade com uma vantagem confortável de Dilma são um reflexo do acerto da campanha do PT e da força do presidente Lula e dos erros da campanha de Serra.
- O resultado mostra que Dilma conseguiu passar para a sociedade que é a única que poderia continuar e aprofundar o governo Lula. Enquanto isso, a campanha de Serra foi a que teve mais baixo nível desde a redemocratização, ao juntar uma visão conservadora com promessas populistas. E as pesquisas mostram quem fez a campanha correta.
- Temos que ter um pé atrás. Mesmo com a vantagem nas pesquisas, é bom não vacilar. A ordem é manter a mobilização - disse, mais cauteloso, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP).
Já no PSDB os números foram recebidos com cautela. O presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), lembrou os erros dos institutos no primeiro turno e disse que números internos da campanha indicam uma diferença de apenas cinco pontos.
- Esses números não conferem com as nossas pesquisas. Dilma tem agora os mesmos números da reta final do primeiro turno, e mesmo assim, teve um desempenho inferior nas urnas. Isso mostra, que ela não avançou. Não vejo emoção na campanha de Dilma e se a abstenção no Nordeste for maior, acabou o favoritismo dela - disse Guerra.
Pesquisas Vox Populi e CNT/Sensus também indicam vitória de Dilma
A vitória da candidata do PT também é indicada pela pesquisa do Vox Populi. Pelo levantamento, Dilma tem 51% das intenções de voto, contra 39% de Serra. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. Os votos brancos e nulos somaram 5% os indecisos também são 5%. O Vox Populi ouviu 3.000 pessoas, neste sábado.
Já a pesquisa CNT/Sensus, também divulgada neste sábado, mostro a Dilma Roussef com uma vantagem com 14,4 pontos à frente do candidato do PSDB José Serra. Dilma aparece com 57,2% da preferência do eleitorado, contra 42,8% de Serra. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Sensus ouviu 2.000 eleitores nos dias 28 e 29 de outubro. A pesquisa foi feita a pedido da CNT (Confederação Nacional dos Transportes). O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi feito no dia 25 de outubro com o número 37.919/2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário