quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ibope: Dilma dobra vantagem sobre Serra e chega a 56% dos válidos - Portal Vermelho

Ibope: Dilma dobra vantagem sobre Serra e chega a 56% dos válidos - Portal Vermelho

20 de Outubro de 2010 - 20h42

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, está 11 pontos porcentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quarta-feira, 20. A petista tem 51% das intenções de voto contra 40% de José Serra (PSDB). Votos brancos e nulos somam 5% e 4% não sabem ou não responderam. Considerando-se apenas os votos válidos (excluídos nulos, brancos e eleitores indecisos), Dilma teria 56% contra 44% do tucano.
O Ibope divulgou nesta quarta-feira (20) uma nova pesquisa de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial. Segundo o instituto, Dilma Rousseff (PT) venceria se a eleição fosse hoje. No levantamento, ela obteve 56% dos votos válidos, e José Serra (PSDB), 44%.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, Dilma pode ter entre 54% e 58% e Serra, entre 42% e 46%. O critério de votos válidos exclui as intenções de voto em branco e nulo e os indecisos.

Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada no último dia 13, Dilma aparecia com 53% dos votos válidos, e Serra com 47%.

A pesquisa ouviu 3.010 eleitores, de 18 a 20 de outubro. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de protocolo 36476/2010.

Votos totais

Pelo critério de votos totais (que incluem no cálculo brancos, nulos e indecisos), Dilma Rousseff soma 51% das intenções de voto, e José Serra, 40%.

De acordo com o Ibope, as intenções de voto em branco e nulos acumulam 5%. Os eleitores que disseram não saber em quem vão votar são 4%.

Nos votos totais da pesquisa anterior do Ibope, do último dia 13, Dilma tinha 49%, e Serra, 43%. Brancos e nulos eram 5%, e indecisos, 3%.

Previsibilidade x surpresa

Na avaliação do jornlaista Fernando Rodrigues, "os números do Ibope sinalizam que Dilma não apenas estancou a sangria de votos que sofreu no final de setembro como também voltou a crescer na preferência dos eleitores".

Na 6ª feira, dia 22.out.2010, a “Folha de S.Paulo” divulgará os resultados de pesquisa Datafolha. "Se nesse levantamento a petista também apresentar uma curva ascendente, a eleição começará ter um pequeno grau de previsibilidade. Mas nunca é demais lembrar que quando faltavam dez dias para o 1º turno Dilma também teve larga vantagem e a disputa acabou indo para o segundo turno", diz o jornalista.

Vox Populi

Antes de saber do resultado da pesquisa Ibope, o presidente do PSDB e coordenador da campanha de José Serra, senador Sérgio Guerra (PE), continuava acusando o instituto Vox Populi de ser "sem vergonha" e de fazer "safadeza" com as pesquisas de intenção de voto sobre a eleição presidencial deste ano.

Guerra fez as declarações no dia em que levantamento do instituto mostrou a petista com 51% das intenções de voto contra 39% do tucano - na anterior, Dilma tinha 48% contra 40% de Serra.

Até o fechamento desta matéria, Guerra não havia se pronunciado sobre a pesquisa Ibope, que trouxe números muito próximos do Vox Populi.

Cláudio Gonzalez
com agências

Portal Vermelho

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=139727

Nenhum comentário:

Postar um comentário