sábado, 30 de outubro de 2010

Obras paradas do PAC não são por falta de planejamento, é guerra entre perdedores de licitação



Serra mente sobre as obras paradas do PAC. O que o programa eleitoral do tucano mostra não corresponde a realidade. Não existem obras do PAC paradas por falta de dinheiro ou planejamento, como querem os tucanos e a turma do contra. O que existe são guerras judiciais entre os empresários derrotados nas licitações. Para provar, Veja esta matéria do portal R7:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (15) que tem “certeza” de que “nenhuma obra” do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) está paralisada no país por falta de dinheiro. Esse é o segundo dia do tour que o presidente faz às obras de transposição do São Francisco.
- Se tem (paralisação), é alguma coisa ou da Justiça, ou de briga de empresários, ou do Tribunal de Contas, porque falta de dinheiro não é.
Lula acrescentou que, especificamente sobre os casos de Santa Maria e Coqueiral, em Sergipe, iria consultar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, responsável pela gestão do PAC, que também estava no acampamento no momento da entrevista que ele deu a emissoras de rádio.
O presidente disse que, “muitas vezes”, o Tribunal de Contas diz que há “indícios de sobrepreço” em determinada obra, e isso obriga o governo a “refazer todo o processo”, e outras vezes a empresa que perde a licitação “entra na Justiça e paralisa a obra”. Na avaliação do presidente, “é muito difícil”, hoje, fazer uma obra no Brasil.
- Nós ficamos dois anos para fazer licitação para entregar 350 mil computadores às crianças nas escolas. Demorou dois anos para que o Tribunal de Contas permitisse a licitação. Agora, as pessoas não medem qual é o prejuízo para a Nação e para as crianças após dois anos esperando.
Sobre as obras do São Francisco, ele disse que o debate em torno do projeto é “uma celeuma desnecessária e fora do tempo”. Ele foi questionado sobre o risco de faltar água em Minas Gerais por causa do aproveitamento di rio no Nordeste do País e respondeu que os 26 metros cúbicos de água que serão retirados “Velho Chico” por segundo equivalem a “um copo de água”, se for levado em conta o volume do rio.
- Essa água iria para o mar, não iria passar na casa de ninguém, na fazenda de ninguém, ela iria diretamente para o mar. Nós estamos tirando 26 metros cúbicos por segundo para atender a 12 milhões de pessoas de mais de 390 cidades do semiárido.
Lula disse que o governo, antes de começar a retirada da água, teve “o cuidado e a responsabilidade de assumir o compromisso de revitalização do rio”. E concluiu dizendo que “a água é criada pela natureza, o rio é federal, é o rio da integração nacional” e que seu governo está fazendo apenas aquilo que Dom Pedro 2º queria fazer em 1847.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário