sábado, 18 de outubro de 2014

Desabafo em período de eleições


Pessoas são falhas, e a corrupção está na natureza humana.
Quando pessoas de mau caráter, de má índole se encontram em um grupo, em uma instituição, em um clube, em uma empresa, igreja, ONG, etc., não podemos generalizar, manchando o nome da instituição ou grupo do qual a pessoa faça parte, como quando policiais são flagrados cometendo crimes, quando médicos são pegos praticando procedimentos ilegais ou criminosos, quando políticos são comprovadamente envolvidos em crimes, quando padres são pedófilos, quando pastores são charlatões, quando qualquer pessoa, seja ela profissional de qualquer área, se envolve em práticas criminosas e desaprováveis.
Assim é com os partidos políticos.
Tem gente boa e má em todo canto, em todos os lugares, independente do seu sexo ou conduta sexual, de sua religião ou crença, de sua ideologia política ou visão filosófica, enfim.
Tenhamos cuidado ao generalizar, pois assim também estaremos nos incluindo em alguma generalização, pois provavelmente fazemos parte de algum grupo no qual estão envolvidas pessoas desonestas.
Cada caso é um caso, e que cada um seja julgado apenas pelo que de fato fez.
Se fôssemos tão fiéis às nossas convicções como muitos torcedores são pelos seus clubes, pois independente da fase, estão sempre juntos, ainda que cobrando e sendo muitas vezes exagerado, agindo por paixão e cometendo insanidades.
Não é sempre que precisamos trocar a direção, como quando um time vai mal, e é mais fácil colocar a culpa no treinador. Nem sempre é, pois às vezes basta se arrumar a casa, trocar um ou outro jogador, enfim.
Sejamos coerentes e cuidadosos, para não cometermos injustiças.
Ser acusado qualquer um pode ser, e inclusive ser julgado e condenado injustamente. Conhecemos vários casos desse tipo. O mais representativo é o de Jesus, todos sabem, ou já ouviram falar.
Precisamos pensar no bem comum, independente de preferências pessoais ou de antipatia por este ou aquele nome.
Não sejamos egoístas e mesquinhos, cruéis ou insensíveis aos sentimentos dos outros.
Sou de origem humilde, tenho uma deficiência física congênita, sou torcedor do Flamengo, sou evangélico desde 2009, militante e afiliado ao PT desde 2008, sou universitário e graduando para ser professor de Sociologia, solteiro, 38 anos, e sou discriminado e ofendido em várias ocasiões por alguma das minhas convicções ou simplesmente porque sou quem eu sou, mas devo respeitar os outros, da mesma forma que posso exigir o respeito também.
Não julguemos, para não sermos julgados.
Temos o direito de escolher o melhor para nós, mas também temos o direito e o poder de escolher o melhor para o Brasil, que no meu ponto de vista tem melhorado muito, para muitos.
O ideal nunca será alcançado aqui na terra, mas podemos contribuir para melhorar a vida da sociedade, na medida do possível, pois as consequências de nossas atitudes e decisões serão sentidas por muito tempo…
Assim como tem empresas que prestam bom serviço, tem as que fazem o contrário. O mesmo acontece com serviços públicos. Tem pessoas que recebem bom atendimento e serviços, mas tem os casos negativos também... conheço casos de boa e de má qualidade do ensino público e privado também. Existem casos em que parte do sucesso do aluno depende dele mesmo, outros da família, outros do professor, outros da escola, e outros do governo, é claro. Nem sempre podemos dizer que o fato de o serviço ser público ou privado garanta a boa ou má qualidade. Vejamos o exemplo das operadoras de telefonia. É um conjunto de fatores. Quantos casos conhecemos de pessoas que não gostam de estudar, não valorizam, pensam que para ganhar dinheiro ou construir sua vida não precisam dos estudos, é direito de cada um. Precisamos cobrar nossos direitos, entendendo que as coisas nem sempre são simples de serem resolvidas. É óbvio que cada um recebe seu salário em razão do seu esforço e trabalho. O mínimo que queremos é que tenhamos condições para isso, e precisamos reconhecer também o que funciona, assim como o contrário. Não é favor, mas precisamos reconhecer quando cada um faz sua parte. As coisas não são, nem nunca foram fáceis para mim. A questão é que hoje em dia eu consigo lidar melhor com tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário