terça-feira, 14 de junho de 2011

Dicas essenciais para gerenciar e otimizar seu tempo


A maioria das pessoas reclama da falta de tempo que dispõe para suas atividades diárias devido à enorme carga de tarefas que tem para executar.
Mas como posso administrar melhor meu tempo?
Tempo é das coisas mais indefiníveis e paradoxais: o passado já se foi, o futuro ainda não chegou, e o presente se torna o passado, mesmo quando procuramos defini-lo, e como se fosse um relâmpago, num instante existe e se extingue.
Na maioria dos casos, a análise revela que, com alguns ajustes, o indivíduo poderá produzir mais, com menos dispêndio de esforços. “Chama-se trabalho inteligente”.
… Organize uma agenda do tempo
Para identificar com precisão como você ocupa seu tempo, faça uma agenda, dimensione exatamente o percentual de tempo usado em cada tipo de atividade. O princípio básico para utilizar bem o tempo é priorizar as tarefas realmente importantes e que nos trazem maiores resultados, aquelas que sempre deixamos para exucutar depois das mais fáceis.
… Você realmente sabe como usar seu tempo?
A primeira medida para melhorar a utilização do tempo é verficar como ele vem sendo empregado. Muitas pessoas imaginam que sabem como usam seu tempo, mas quando eles são registrados, numa “tabela de tempo”, o resultado é surpreendente para os indivíduos.
… Algumas situações comuns observados numa tabela de tempo:
- Decisões sobre assuntos importantes;
- Conversas telefônicas que se estedem demasiadamente;
- Períodos de interrupções constantes;
- Concentração em assuntos poucos importantes;
- Períodos de “escravidão ao papel”, onde se manuseiam muitos papéis sem importância;
- Falta de tempo para pensar e planejar, ficando escravo da rotina;
- Períodos de grandes atividades consertando ou refazendo atividades anteriores.
… Para efetivamente avaliar a utilização do tempo, é necessário questionar o efetivo uso do mesmo.
Quanto tempo utilizar em cada tarefa?
Estabeleça sempre a quantidade de horas e datas para conclusão de projetos, provavelmente descobrirá um meio de fazê-lo dentro do prazo estabelecido por você, e sua produtividade aumentará bastante.
Dividindo seu trabalho de rotina em lotes
A divisão em categorias e o agrupamento de seu trabalho podem ser chamados de “agrupamento”. Processe as informações e as tarefas semelhantes em lotes, reduzindo dessa forma, o desperdício e o deslocamento. Você executará cada tarefa de forma mais eficiente.
Superando o adiamento
O adiamente provavelmente consumirá mais tempo em seu local de trabalho do que em qualquer outro lugar. Se você for uma pessoa que costuma adiar, a mudança de atitude para o faça agora, será um elemento chave para ajudá-lo a identificar onde existe adiamento nos seus hábitos profissionais e a superá-lo.
… Três princípios gerenciais clássicos de administração do tempo
- Faça uma lista das tarefas que precisa executar diariamente e concentre-se nelas até que todas estejam executadas;
- Cuide primeiro dos assuntos urgentes;
- Distribua uniformimente sua carga de trabalho.
Essas foram algumas dicas importantes para você administrar melhor o seu tempo, fazendo com que sobre mais tempo para realizar coisas mais importantes e interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário