segunda-feira, 8 de julho de 2013

A Educação no Brasil: Culpar seja quem for não adianta

Culpar seja quem for não adianta. Cada um que se esforce para superar as dificuldades.
Tem pessoas que dizem que a educação no Brasil é ruim. Se não é das melhores do mundo, também não é das piores. Mas eu penso que o principal fator de avaliação é o interesse e o empenho das pessoas, das crianças, pelo estudo. Algumas oportunidades são jogadas fora, quando jovens trocam a sala de aula pelas ruas, pelas drogas, bebidas, se envolvem emocional e sexualmente, quando ainda não estão preparados para a vida adulta, que tem suas responsabilidades.
Quantos trocam os estudos porque preferem ser jogador de futebol, ou se empenham no mundo das artes, da música, dança, esportes, preferem desenvolver-se em áreas onde já tem uma facilidade, uma prática, um dom, e geralmente os estudos convencionais, o ensino fundamental e básico, o ensino médio ou a faculdade ficam em segundo plano.
Ora, a educação deve ser um direito, mas não podemos obrigar as pessoas a fazerem o que não gostam ou o que não lhes dá prazer ou uma perspectiva de futuro.
Estudar leva tempo, os métodos poderiam ser mais atrativos, poderíamos copiar bons exemplos de outros países, investir mais no esporte nas escolas.
Não concordo que se associe uma pessoa de sucesso com alguém que teve condições de estudar nas escolas mais caras, nem associar alguém que não tem uma profissão, uma formação ou simplesmente está no mundo informal do trabalho. Talvez seja por opção. Nem sempre quem tem boas oportunidades as aproveita. Quanto jovem rico vive dando mau exemplo por aí, enquanto muito jovem carente está dando a volta por cima, lutando, se esforçando, estudando e indo em busca de um sonho.
Atualmente existem muitas oportunidades de cursos gratuitos, só que tem pessoas que vivem outra realidade, ou por ter formado família cedo, entre outras problemáticas sociais, que fazem com que as pessoas troquem os estudos pelo trabalho, cedo demais.
São muitas questões, mas não concordo em ficar falando dos problemas da educação e não reconhecer os avanços que tem se conquistado no Brasil.
Nem sempre o considerado filhinho de papai tem uma boa educação dentro de casa, e aí o resultado são delinquentes de alta classe social. Assim como não podemos generalizar dizendo que todo jovem pobre não tem oportunidade na vida, e por isso o jeito é ir pro mundo do crime.
A questão no Brasil é cultural, vem de berço. e podemos ver os exemplos em toda parte. A corrupção não começa do alto escalão, começa de baixo. Começa com o empregado que rouba o patrão, com o cidadão que faz gato na luz, na água, usa e fornece serviço pirata, compra ou vende produto pirata, molha a mão do guarda, para em fila dupla, deixa o carro na calçada, fura fila, vende o voto, etc. É o funcionário da saúde que leva medicamento ou outros produtos pra casa, ou o da educação que desvia material que o governo dá, é o jeitinho brasileiro, que não se vê no Japão, por exemplo, onde as pessoas não jogam lixo no chão, não passam no sinal vermelho, etc. Isso é problema com a educação recebida pelo Estado ou falta de bom exemplo dentro de casa? É questão política ou cultural?
Bom eu poderia escrever por horas, mas vou deixar um exemplo de que quando corremos atrás, podemos fazer a diferença, apesar dos obstáculos:

Meu ensino fundamental foi no Santa Ângela, em Austin. No médio estudei no I. E. Rangel Pestana, em Nova Iguaçu, e na E. E. Aydano de Almeida, em Nilópolis, ambos estaduais. Nunca fui reprovado.
Fiz pré-vestibular comunitário em Austin, em 2010 e 2011, conseguindo a vaga através de prova, concorrendo com 300, para 150 vagas, fiquei em quarto e terceiro lugar, respectivamente. Fiz ENEM em 2011, e consegui bolsa integral em uma particular, pelo PROUNI, mas também consegui, pelo SISU, vaga para uma federal. Optei pela federal. Estou no  terceiro período.
Ano passado também fui aprovado em dois cursos, um pelo SENAI, onde conquistei a vaga em uma prova, e outro pela FAETEC, com vaga no curso por sorteio.
Com exceção do ensino fundamental, que foi particular, o restante foi público, gratuito, oferecido pelo governo, que ainda precisa melhorar, mas que vem ampliando o acesso ao conhecimento e a formação.

Sou especial? Acho que não, mas creio que todos podem, quando se esforçam.

Deus ajuda, mas precisamos fazer nossa parte...

2 comentários:

  1. Gostaria de aproveitar para fazer algumas recomendações de livros e filmes, os quais possuem não só estreita relação com relacionamentos como também com a dinâmica do funciomanento dos eventos desta vida. A bibliografia foi retirada do site www.profheliocouto.com.br、
    Há um ótimo livro, top em matéria de relacionamentos, o qual se chama: “Por que amamos de autoria de Helen Fisher”.
    O livro, referência no assunto Mecânica Quântica”, denomina-se “O UNIVERSO CONSCIENTE de AMIT GOSWAMI, editora Aleph”. Trata da mecânica do universo, ou seja, ajuda a entender como os fenômenos de nossas vidas funcionam na prática.
    Outros livros bem interessantes são o “O caminho Infinito" e o "Trovejar do Silêncio" de autoria de Joel Goldsmith”. Trata da espitualidade no mais alto nível de consciência.
    Um filme que ajuda a entender a importância deste assunto é: “QUEM SOMOS NÓS”, o qual pode ser encontrado no site: www.youtube.com.br
    Há um ótimo livro, top em matéria de relacionamentos, o qual se chama: “Por que amamos de autoria de Helen Fisher”.
    Todos os livros podem ser encontrado nas principais livrarias e também no site: www.estantevirtual.com.br, que sai mais em conta.
    Estes livros ajudarão qualquer pessoa a ampliar o nível de consciência. A realidade、 é nós que a criamos e, assim, não há espaço para lamentações ou ressentimentos, pois somos os gestores dos acontecimentos da vida em sua integralidade.
    Ats.

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    1. Agradeço por seu comentário e recomendações!
      Deus te abençoe!

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