segunda-feira, 1 de julho de 2013

Educação. Obrigação ou direito?

Muitos reclamam da educação no Brasil. Mas, pergunte ao jovem sobre o que ele quer da vida? (R: Facebook, jogos online. bate-papo, etc...)

A internet facilita nossa vida, se soubermos utilizá-la com inteligência.

Existem tantos cursos, profissionalizantes, técnicos e superiores gratuitos, mas muitos não querem nada com a vida, e não aproveitam as oportunidades que existem. Depois vão dizer que não tiveram essas oportunidades, e que por isso foram para o caminho errado...


Entretanto, as oportunidades estão aí, mas não podemos obrigar ninguém a nada. Uns querem jogar futebol, outros vão pela área artística, mesmo sem formação especializada, dentre outras atividades como trabalhos manuais, exercendo dons que são natos do indivíduo, e que portanto não dependem de uma especialização.
Outras pessoas trabalham de maneira informal, se viram como podem, e devemos respeitar a decisão de cada um, se querem uma formação acadêmica ou profissional, ou se permanecem na informalidade.

Exemplos de cursos, no Estado do Rio de Janeiro:

CURSOS GRATUITOS A DISTÂNCIA (Eu já fiz!)

http://www.firjan.org.br/site/anexos/educamais/cursos_distancia.htm


Fiz o curso de Help Desk, que é Operador de Suporte em Tecnologia da Informação.

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA OU QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA REDE FAETEC – 2013 (3ª rodada) (Eu já fiz!)

http://www.faetec.rj.gov.br/sca/normas.html


Fiz o curso de Montagem e Manutenção de Computadores

Também fiz um curso pré-vestibular gratuito, uma parceria da UFRJ com a prefeitura de Nova Iguaçu, que me preparou para o ENEM, me possibilitando ingressar na Universidade, quando passei para dois cursos, o de Sistemas da Informação na Estácio, pelo ProUni, e o de Ciências Sociais pelo SISU, ambos com a nota do ENEM. Optei pela UFRJ.
Se ficarmos reclamando dos problemas do nosso país, sem fazer alguma coisa, e sem aproveitar as oportunidades existentes, de nada terá valido a pena viver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário