quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Questões Bíblicas (Perguntas e Respostas)


(Publicado: 08 de Fevereiro de 2011, Terça Feira, 15:00)
De: Nivaldo Gouveia Furtado Filho
Enviada: Sexta Feira, 28 de Janeiro de 2011 10:27:13
Para: Protestante Online
Olá Marcell, tudo bem?
Estava debatendo com uma pessoa sobre a Bíblia (ele não acredita na Bíblia), e ele colocou algumas coisas realmente desconcertantes, que vou citar agora:

1) Mateus 27:09 cita o profeta Jeremias se referindo a profecia de que Jesus seria traído a preço de 30 moedas.... No entanto quem profetizou algo semelhante foi Zacarias 11:12,13. Nesse caso Mateus se atrapalhou e citou Jeremias, ao invés de Zacarias?

2) Lucas 24:46 diz que "assim esta escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos". Em 1 Coríntios confirma que "e que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras". Mas onde está esta profecia no VT?

3) Em atos 26:23 diz que Jesus foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, Lázaro não foi antes dele? E o profeta Elias também não ressuscitou um menino muito antes?

Fico agradecido com qualquer ajuda.

Deus abençoe
Nivaldo Gouveia Furtado Filho


PROTESTANTISMO
Prezado Nivaldo Gouveia Furtado Filho
Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo
Bendito seja Deus, o Senhor de nossas vidas.
A Razão do nosso viver.

Querido de Deus,
realmente existem pequenas contradições nas Sagradas Escrituras e, sendo estudadas, podem ser facilmente compreendidas.

Então estive fazendo algumas pesquisas a respeito dessas questões e verifiquei o seguinte (vamos por partes):


1) Mateus 27:09 cita o profeta Jeremias se referindo a profecia de que Jesus seria traido a preço de 30 moedas.... No entanto quem profetizou algo semelhante foi Zacarias 11:12,13. Nesse caso Mateus se atrapalhou e citou Jeremias, ao invés de Zacarias?

Segundo o blog Teologando do Marcelo Berti, a questão da profecia de Jeremias em Mateus 27.9 não é muito simples. Os escritores neotestamentários, em várias ocasiões, citam o Antigo Testamento e muitas vezes em uma conflação de idéias. Veja o caso da citação de Pedro em Atos 1.20: Nesse caso ele cita dois Salmos isolados (69.25; 109.8) como uma alusão a Judas.

Esse tipo de uso das escrituras feitas pelos autores neotestamentários não é incomum (veja o início do livro de Hebreus). O mesmo acontece em Mt. 27.9. Mateus provavelmente fez uso de duas citações vétero-testamentárias e atribuiu a um único autor: Jr.32.7-9 e Zc.11.11-12. Muitos autores entendem que a razão para isso acontecer é que os livros do AT eram agrupados por seção. Por exemplo, os livros proféticos eram agrupados e iniciados pelo livro de Jeremias. Por isso não era incomum alguém citar um profeta e atribuir a Jeremias, como aconteceu em Mt. 27.9. O modo como Cristo divide as escrituras em Lc. 24.44 é uma demonstração disso.

Veja mais no link direto do blog Teologando: Jeremias ou Zacarias? O que Mateus quis dizer em Mt. 27.9?


2) Lucas 24:46 diz que "assim esta escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos". Em 1 Coríntios confirma que "e que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras". Mas onde está esta profecia no VT?

Nos comentários da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Almeida Revista e Corrigida diz o seguinte nos versículos 44-46:
A frase "na lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos" demonstra que todo o Antigo Testamento aponta para o Messias. Por exemplo, sua função como profeta foi predita em Deuteronômio 18.15-20; seus sofrimentos foram profetizados em Salmos 22 e em Isaías 53; sua ressurreição, especificamente em Salmos 16.9-11 e em Isaías 53.10,11.


3) Em Atos 26:23 diz que Jesus foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, Lázaro não foi antes dele? E o profeta Elias também não ressuscitou um menino muito antes?

Apóstolo Paulo estava falando do primeiro a ser ressuscitado dentre os mortos para a vida infindável. (Ap 1:5) Os outros que morreram e reviveram antes de Cristo, com o tempo morreram novamente. Mas haverá uma ressurreição para a vida eterna e Jesus nos deu a garantia de que isso é possível por ser o primeiro a ser ressuscitado para este tipo de vida e provar a sua ressurreição aparecendo a diversas testemunhas diferentes. Amém.



Que Deus te abençoe e te guarde!

Seja bendito o Nome do Senhor desde agora e para sempre, amém.
Marcell de Oliveira
Webmaster Protestante Online



PROTESTANTISMO
"Olá Marcell Graça e paz,
buscando na web umas respostas destas questões que levantei, ví um livro (esqueci a referencia) em que o prefácio dizia não haver de forma explícida uma profecia sequer da ressurreição do Messias.

Já os apóstolos apelavam para três Salmos (2:7; 16:10; 118:22) a fim de substanciar as suas convicções de que as promessas de Deus aos pais haviam sido cumpridas na ressurreição de Jesus (Sl 2:2 em At 13:33; Sl 16:10 em At 2:31 e 13:35; Sl 118:22 em At 4:11), nenhuma destas citações sugerem qualquer ressurreição "depois de três dias" e por isso não podem ser consideradas como a fonte particular do elemento de tempo predito por Jesus.

Contudo, duas outras passagens do Velho Testamento podem ser reconhecidas como a fonte específica do anúncio de Jesus: Jonas 1:17 e Oséias 6:2. Não estão de forma explícita, faz-se um paralelo entre estas referências e a messianidade de Jesus. O próprio Jesus em Lucas 24:36-49, diz que "... o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Nesse trecho o próprio Jesus diz que sua morte e ressurreição estavam de forma implícita no Velho Testamento. Nas referências de Jonas e Oséias, percebemos sutilmente isso.

Entendo que essa forma implícita é proposital, pois somente pela fé se pode agradar ao Senhor. Somente por meio da fé na messianidade de Jesus podemos ler Moisés, os Salmos, e os profetas e enxergá-lo.

Agora, para aqueles que não crêem em Jesus, fica difícil ver no VT a mensagem do Novo.
Muito obrigado Marcell e fique com Deus,Nivaldo Gouveia Furtado Filho"


Nenhum comentário:

Postar um comentário