sexta-feira, 4 de junho de 2010

[Opinião] O impedimento nunca pode acabar (Será?)


Por Zé do Apito, colunista de arbitragem do Yahoo! Esportes

Craques e simuladores desse meu Brasil, na minha coluna da semana passada, sobre o que mudou e o que não mudou na regra do jogo para a Copa, fiquei perplexo com o número de usuários que comentaram pedindo o fim do impedimento. Como não creio ser uma boa ideia, hoje farei uma defesa dessa regra.

Atrevo-me a dizer que o impedimento não só é a regra mais inteligente do futebol como também é a que mantém este esporte tão apaixonante. O campo médio, como vocês sabem, tem cerca de 110 metros de comprimento por uns 70 de
largura. Quem já pisou no gramado sabe que é um 'pouco' maior do que imaginamos na TV.

A razão principal para o impedimento existir está justamente aí, no tamanho do campo. Quando um time ataca e o outro defende, uma faixa de cerca de 40 metros no campo fica vazia, somente com um goleiro, pois os zagueiros do time
atacante também avançam.

Foto: Getty Images

Caso o impedimento não existisse, um atacante tentaria ficar mais próximo do goleiro adversário, puxando assim a defesa inteira do rival para marcá-lo. A mesma coisa aconteceria no campo do adversário, simultaneamente. A
consequência: um enorme vazio no meio do campo, um desgaste maior dos jogadores daquele setor e um jogo recheado de chutões e lançamentos longos. Seria uma partida chata.

Os defensores do fim do impedimento argumentam, após os contrapontos que eu apresentei, que bastaria aumentar o número de jogadores ou diminuir o tamanho do campo. Para a primeira hipótese, nunca houve tentativa, mas imagino que
o jogo ficaria mais feio. Na segunda hipótese, basta olhar para o futebol society ou para o futsal. São muito bons de se jogar, mas nem tão interessantes de se assistir.

Rapaziada, eu sou da várzea e sei do que estou falando, já que uma vez me pediram para fazer um jogo sem esta regra.

Que tragédia. Resumindo, o impedimento é a alma do futebol. Este esporte, meus caros, não é só habilidade, é também
inteligência.


Minha opinião:

Sou contra!
Mesmo que não houvessem tantos erros de arbitragem eu seria contra.
Seria melhor pra quem quer ver gol, pra quem ataca, pra todos.
Cada defesa que se preocupe em marcar o adversário que estiver na banheira.
Os jogos ficarão mais emocionantes e dinâmicos.
Muitos são prejudicados com impedimentos marcados equivocadamente.


(Lєαη∂яσ Mαια Gσηçαℓνєѕ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário