terça-feira, 15 de junho de 2010

Hospital da Posse precisa de doadores de sangue

Feriado prolongado é sempre uma preocupação a mais para os bancos de sangue. As doações diminuem na medida em que aumenta o número de pacientes graves devido aos acidentes de trânsito. Por isso, o alerta deve ser sempre dado: precisa-se de doadores para o único banco de sangue da Baixada Fluminense, que fica no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI – Hospital da Posse). O estoque está muito baixo, o que pode vir a comprometer as cirurgias realizadas na unidade de saúde.
O hospital é referência para atendimentos de emergência com média e alta complexidade. 
O HGNI fica perto das principais rodovias que cortam o estado como a Avenida Presidente Dutra, Avenida Brasil e Rodovia Washington Luiz. Então a gente faz um apelo para a população doar sangue, principalmente quem tem o O positivo já que cerca de 80% da população apresenta esse tipo de sanguíneo”, explica a chefe do banco de sangue, Bethânia Rubim. Atualmente, cerca de 15 pessoas fazem doações quando seriam necessárias pelo menos 40 por dia.
A jovem Tatiane Vieira, 26 anos, está em dia com a solidariedade. “Eu moro em Nova Iguaçu e venho sempre doar sangue no Hospital da Posse. Tenho consciência que estou ajudando quem precisa e o meu sangue pode salvar vidas. Aviso que não dói nada e é rápido, dura cerca de que quinze minutos”, diz.
Para ser doador é preciso estar bem de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 65 anos e não pode estar grávida e nem amamentando. É necessário ainda levar um documento de identidade com foto como carteira de trabalho, identidade ou carteira de motorista. A pessoa não precisa estar em jejum absoluto e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Todo material usado durante a coleta é descartável. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3779-9900 ramal 199.


Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu
Rua Athaíde Pimenta de Moraes, nº 528 - Centro. Tel: (21) 2668-6774

Nenhum comentário:

Postar um comentário