sexta-feira, 15 de junho de 2012

FAETEC oferece mais de 80 mil vagas em cursos profissionalizantes em todo o Estado (RJ)

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, oferece a partir desta quarta-feira, 13, mais de 80 mil vagas em cursos profissionalizantes dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) localizados no Estado do Rio. Os interessados têm até o dia 2 de julho para realizar a inscrição, que só poderá ser feita pela internet, no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br).


Para quem busca uma qualificação profissional, a oferta de 84.539 vagas reúne oportunidades em diferentes áreas de atuação: Construção Civil, Solda, Informática, Beleza, Hotelaria e outras. Os candidatos podem encontrar uma escola da Fundação em diversos municípios do Estado. A maior oferta está na Região Metropolitana, com mais de 60 mil vagas em cursos na Baixada Fluminense e demais regiões da cidade do Rio.


No Médio Paraíba, por exemplo, são mais de 6.700 vagas distribuídas entre as unidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Macaé, Piraí, Porto Real, Resende e Volta Redonda. No Norte Fluminense, são 2.610 oportunidades em Campos dos Goytacazes, São Fidélis e São João da Barra.


O presidente da Faetec, Celso Pansera, ressalta que as oportunidades são um reforço para o Rio de Janeiro, que está em pleno crescimento econômico.


– Oferecer capacitação é incentivar a população a crescer e acompanhar o desenvolvimento econômico do Estado do Rio, que cada vez mais necessita de mão de obra qualificada. Com compromisso e ensino de qualidade, a Faetec abre as portas para o mercado de trabalho através dessas vagas. Essa é a nossa missão – afirma Pansera.


Para se inscrever, basta acessar o link " Inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional ". Na página, os interessados encontrarão todas as informações necessárias para fazer a inscrição, que é gratuita. Quem não tiver acesso à internet pode procurar a própria unidade dos CVTs e Ceteps que deseja cursar ou uma Faetec Digital mais próxima da sua residência para realizar a inscrição. Monitores e funcionários auxiliarão no processo de inscrição. 


No dia 3 de julho, a partir das 10 horas, será feito o sorteio das vagas, sendo a listagem completa publicada logo no dia seguinte no site da Rede Faetec. Os candidatos sorteados terão de 4 a 13 do mesmo mês para se matricular. Restando vagas, a Faetec chamará outros candidatos que ficaram na lista de espera, sendo a matrícula destes prevista para ocorrer de 16 a 27 de julho. O início das aulas será em 6 de agosto.


Para se matricular, os candidatos contemplados no sorteio devem comparecer à unidade escolhida para cursar levando os originais do documento de identidade, do CPF e os comprovantes de residência e escolaridade. Isso porque, para alguns cursos, as vagas são para quem tem, no mínimo, 16 anos e está cursando o Ensino Fundamental. Os requisitos de idade e escolaridade mínima variam de acordo com o curso. 


Os CVTs oferecem cursos seguindo a vocação econômica de cada região, o que aumenta a empregabilidade do aluno, que sai capacitado para trabalhar em segmentos com demanda no mercado. Já são 32 unidades no Estado, com mais de 80 cursos. Já os Ceteps, com 69 unidades e mais de 150 cursos, são os responsáveis pela maior oferta de vagas da Rede Faetec. 


A página da Faetec na internet (www.faetec.rj.gov.br) tem informações sobre todos os cursos profissionalizantes oferecidos no Estado do Rio e em quais unidades os candidatos poderão cursá-los. Outras informações também podem ser obtidas pelos telefones (21) 2332-4085 e (21) 2332-4083.


Fonte: www.faetec.rj.gov.br


OBS: Fiz uma correção nas informações, pois no site da FAETEC há a indicação para o link de inscrição, mas está incorreta.
Onde se lê Para se inscrever, basta acessar o link "Cursos Profissionalizantes - FIC / Inscrições Online", na verdade deveria se ler (como está no meu blog) Para se inscrever, basta acessar o link Inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional ".


Irei comunicá-los sobre o erro.


Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário