sexta-feira, 6 de maio de 2011

Trem bate e arrasta carro por 30 metros em passagem de nível

RIO – Um trem da SuperVia, do ramal de Belford Roxo, bateu e arrastou por 30 metros um carro na passagem de nível de Costa Barros, Zona Norte do Rio. Uma mulher e um bebê, de 8 meses, estavam no veículo. Eles foram levados para o Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Segundo primeiras informações dos bombeiros, a motoristas ficou com escoriações leves e foi levada com a criança para a unidade de saúde por precaução. Nenhum passageiro ficou ferido.

Seis carros e 12 bombeiros permanecem no local e aguardam a chegada de peritos. O maquinista disse que foi orientado pela Concessionária SuperVia a não dar entrevistas. Os passageiros desembarcaram da composição com auxílio de escadas.
Por meio de nota, a SuperVia informou que o acidente aconteceu às 7h14m, quando um trem que seguia de Belford Roxo em direção à Central do Brasil “foi atingido por um veículo em passagem de nível no bairro de Costa Barros”. De acordo com concessionária, “a SuperVia acionou os bombeiros e a polícia para as providências necessárias”. A concessionária confirma que não houve passageiros feridos. A nota acrescenta que os passageiros desembarcaram na linha e caminharam até a estação de Costa Barros onde prosseguiram viagem em outras composições nos horários de 7h22m e 7h35m. A SuperVia informou ainda “que, a passagem de nível é oficial e possui sinalização visual e luminosa conforme as normas da ABNT”.
Fonte: O Globo
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Mais…
‘Deus nos protegeu’, diz mulher que escapou de batida entre trem e carro
Mulher tentou soltar filha da cadeirinha, mas não conseguiu. Ela sofreu arranhões
Rio – Parece até um milagre. A menina Clara Luíza, de 1 ano e três meses, e sua mãe Solange Dias Pereira, 38 anos, escaparam ilesas depois de o carro em que viajavam ser arrastado por mais de 30 metros, após colidir com um trem da SuperVia. O acidente ocorreu por volta das 7h de ontem, na passagem de nível de Costa Barros, na Zona Norte. Passageiros do trem desceram por escadas colocadas por bombeiros. Algumas pessoas passaram mal devido ao susto e foram atendidas em ambulâncias no local.
O carro ficou com uma das laterais totalmente destruída | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Segundo Solange, o carro apresentou um problema no momento em que atravessava a linha férrea. Solange conseguiu sair do veículo e tentou tirar a filha da cadeirinha no banco de trás. Mas ao perceber a proximidade do trem, se atirou sobre a menina. 
“Só pensei no meu bebê. Quando eu vi o trem vindo, fui para o banco de trás para tentar tirá-la, mas não ia dar tempo e a abracei. Deus nos protegeu. Eu machuquei um pouco o pé e minha filha não se machucou”, contou a vítima do acidente. Solange é professora e levava a filha para a casa de uma mulher que costuma ficar com a criança enquanto ela trabalha. 
SINAL DE ALERTA
Pessoas que estavam próximo ao local contaram que o sinal de alerta já indicava que o trem se aproximava quando o carro atravessou. Logo depois, o carro parou. Segundo bombeiros, cinco vagões da composição estavam cheios, mas ninguém se feriu. 
A criança foi imobilizada e levada para o Albert Schweitzer, em Realengo. Solange sofreu arranhões e foi medicada. Ambas tiveram alta. A composição do ramal Belford Roxo com destino à Central estava com a velocidade reduzida pela proximidade da estação de Costa Barros. 
Sinalização sonora e luminosa
Segundo a SuperVia, a circulação foi desviada e não chegou a prejudicar passageiros de outros trens. A passagem de nível é oficial e possui sinalização sonora e luminosa, seguindo determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A Agetransp instaurou processo regulatório. Em novembro, um ônibus colidiu com uma composição em Saracuruna, Duque de Caxias, deixando 15 feridos. Em outubro do mesmo ano, cerca de 20 pessoas ficaram feridas em uma batida entre um trem de carga e um ônibus da linha Miguel Couto-Central, Viação Tinguá, em Nova Iguaçu.

Um comentário:

  1. Meu comentário é este:

    Não deveria existir uma cancela no local?
    Será que é verdade que as normais brasileiras só exigem o sinal luminoso e sonoro?
    Ainda que fosse, não seria melhor que a SuperVia arcasse com as despesas da cancela do que com custas processuais e de indenizações?
    Isso sem falar das vidas que são ceifadas, porque isso para eles não é nada, pois não parece que oferecem serviço de transporte para seres humanos. Afinal, eles mais parecem ser robôs mercenários, que só visam o lucro!

    OBS: E o Governo do Estado, não faz nada?
    Vergonha!!!

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