terça-feira, 5 de abril de 2011

Matérias sobre a passagem de nível em Austin

Parceiros do RJ mostram riscos de atravessar linha de trem na Baixada
Há 30 anos moradores de Austin, em Nova Iguaçu, pedem uma solução. No local, onde já ocorreram acidentes, não há viaduto ou cancela.



Moradores de Austin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se arriscam diariamente para atravessar uma linha de trem que corta a região, por onde passam carros e pedestres. A linha do ramal de Japeri corta a cidade ao meio.
Os Parceiros do RJ Petter MC e Mariane Del Rei foram até o local e mostraram as dificuldades dos moradores para trafegar na área próxima à estação de trem.
No local, não há viaduto ou cancela para solucionar a passagem. Há 30 anos os moradores pedem uma solução.
A professora Fabiana Dias conta que muitos acidentes já aconteceram por lá. “A gente vê bastante acidente e tumulto. Às vezes o sinal tá ruim, a gente não sabe se vem trem, se não vem, então é esse tumulto todos os dias, e já tivemos vários acidentes gravíssimos, inclusive, várias mortes”, disse. Há um ano, uma placa anunciando a construção do viaduto foi colocada, mas nada foi feito. Os moradores afirmam que a construção nunca aconteceu.Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER), foi necessário fazer alguns ajustes no projeto, a pedido da própria prefeitura de Nova Iguaçu. Com isso, as obras vão demorar pelo menos um ano para ficarem prontas.
Fonte: G1
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Acompanhe o fórum de discussões que acontece na comunidade Austin, no Orkut, que trata da construção do viaduto: (Clique no título)

Vejam outras matérias que já falavam sobre o assunto:
Moradores de Austin, em Nova Iguaçu, esperam viaduto há 30 anos
Os moradores de Austin reivindicam há mais de 30 anos a construção de um viaduto que atrevesse a linha férrea, próximo a estação de trem, no centro do bairro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Em março, três placas que anunciam a construção foram colocadas próximo à cancela onde é feito o cruzamento do trânsito com a ferrovia. No entanto, a esperança da população está indo embora. Até agora, nenhuma máquina ou operário apareceu para começar a obra.
O servidor público Carlos Alberto Sousa Reis, de 46 anos, e morador da região há 42, diz que já viu vários acidentes no local. 
- Já vi caminhão, carro e ônibus baterem no trem. À noite, escuro, o trem vem direto da curva e muitos não vêem – conta ele. 
- Aqui é uma via movimentada. Na hora em que o trem passa, os carros ficam esperando, dos dois lados, de forma desorganizada e o trânsito fica horrível – explica. 
De acordo com o projeto apresentado aos moradores, um viaduto ligaria a Avenida Inconfidente à Rua Coronel Monteiro de Barros, o que acabaria com a travessia de carros e pedestres pela linha do trem. 
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou que a demora para o início das obras se deu pela falta de entendimento das necessidades do município o que provocou diversas alterações no projeto. Além disso, as fortes mudanças climáticas, com chuvas e temporais, destruíram pontes e rodovias o que obrigou o DER a empregar verbas em obras emergenciais. 
Segundo o departamento, o início da obra está previsto para a segunda quinzena de setembro. O investimento será de R$ 18 milhões. o conselheiro tutelar Paulo Fernandes Freitas, de 54 anos, conta que o trânsito fica engarrafado.
Fonte: Extra Online
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Viaduto de Austin vai sair do papel
Sonho antigo dos moradores do bairro, o Viaduto de Austin parece que finalmente sairá do papel. A empreiteira Delta, responsável pela obra, já começou a fixar as placas e deve começar os trabalhos até 30 de abril.
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Obras do Padem chegam ao município de Nova Iguaçu
A Prefeitura de Nova Iguaçu e o governo do Estado do Rio de Janeiro, assinaram os primeiros convênios para a realização de novas obras no município. Ao todo serão investidos R$ 123,5 milhões, em obras de infraestrutura – instalação de redes de drenagem de águas pluviais, implantação de redes de esgotamento sanitário e pavimentação. Nesta sexta-feira (12/03), foram firmados os convênios com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PADEM) no valor de R$ 32,5 milhões.
A prefeitura fará a execução dos serviços. Entre os bairros beneficiados estão Rodilândia, Inconfidentes, Cacuia, Tinguazinho e Cabuçu. Completam a lista de investimentos, o término da ampliação do Viaduto da Posse e a construção de uma escola em Austin.  “A cidade de Nova Iguaçu vai melhorar muito com essa ajuda do governador Sergio Cabral; vai consolidar o trabalho que já fizemos aqui”, afirmou o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias. O prefeito anunciou também que as obras no bairro Geneciano e no Hospital Jardim Pernambuco já começam na próxima segunda-feira (15/03). Além disso, ele divulgou as inaugurações de mais uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no bairro Botafogo e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e marcou para o dia 30 de março a entrega do Viaduto da Posse.
O vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, foi quem abriu a solenidade detalhando os convênios. Ele aproveitou a ocasião para divulgar que o Governo do Estado fez uma licitação nesta sexta-feira (12/03) no valor de R$ 18 milhões para as obras do Viaduto de Austin e para a conclusão da Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), com obras de acostamento, baias de ônibus e recapeamento até o Km 32. Além disso, Pezão anunciou que outros R$ 9 milhões foram licitados para a Estrada Tinguá – Monte Castelo. “A obra referente ao Viaduto de Austin é um sonho antigo do prefeito e do governador, que enfim sairá do papel e facilitará muito a vida dos moradores do bairro. Esta parceria é um sonho antigo e vamos ajudar ao Lindberg a concluir todas as obras”, disse o vice-governador.
A assinatura do convênio aconteceu no Instituto de Educação Santo Antônio (IESA), no Centro de Nova Iguaçu. Além do prefeito Lindberg, do governador e do vice-governador, também estiveram presentes à solenidade o presidente DER-RJ, Henrique Alberto Santos Ribeiro, e secretários municipais e estaduais, além de prefeitos da Baixada Fluminense.
Lista das obras em parceria com o governo estadual:
- Pavimentação, drenagem e recapeamento dos seguintes locais: Estrada de Austin, Estrada de Madureira, Estrada da Palhada, Avenida Luís Mário da Rocha Lima, Estrada do Ambaí, Rua Thomas Fonseca, Estrada de Adrianópolis, Rua João Venâncio Figueiredo, num total de 75 km – R$ 29 milhões.
- Obras de complementação na Estrada do Iguaçu, na Estrada da Posse, na Estrada Luís de Lemos, construção da passarela do Posto 13 e término do Hospital de Jardim Pernambuco – R$ 36 milhões.
- Obras de infraestrutura, drenagem pluvial, esgotamento sanitário e pavimentação em Tinguazinho e Cabuçu – R$ 15 milhões.
- Obras de infraestrutura, drenagem pluvial, esgotamento sanitário e pavimentação no bairro Geneciano, em Miguel Couto – R$ 26 milhões.
- Obras de infraestrutura, drenagem pluvial, esgotamento sanitário e pavimentação em Rodilândia, Inconfidentes e Cacuia e obras de implantação de redes de esgoto e construção de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Nova Era – R$ 12 milhões.
- Construção da Escola de Austin – R$ 2,3 milhões
- Conclusão do Viaduto da Posse – R$ 3,2 milhões.
Total – R$ 123,5 milhões

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SuperVia afirma que passagem de nível em Austin está sinalizada

Em resposta ao Eu-Repórter enviado pelo leitor Leandro Maia Gonçalves sobre a falta de iluminação e o risco de acidentes em passagem de nível próxima à estação de Austin (clique aqui para reler), a SuperVia informou que o local está  devidamente sinalizado, com comunicação semafórica e sonora, em perfeito funcionamento, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A concessionária esclareceu também que nos últimos dois anos apenas um acidente, sem gravidade, ocorreu no local, por desrespeito à sinalização. Segundo a SuperVia, de acordo com o edital e o contrato de concessão do sistema ferroviário de passageiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a concessionária é responsável apenas pelas passarelas e passagens que possuem acesso às estações ferroviárias, portanto, a construção de passarelas e passagens e a iluminação são de competência do órgão responsável pela via pública.

Fonte: O Globo

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Falta de iluminação aumento risco de acidente em passagem de nível


  Poucos metros separam minha casa da passagem de nível sobre a via férrea em Austin. Quando cai a noite, a falta de iluminação aumenta o perigo de um acidente, já que o poste da Supervia não vê lâmpada nova desde que a Flumintrens era a responsável por sua manutenção antes da privatização, que não trouxe as melhorias que eram imaginadas pela população.
  Esta passagem de nível é muito perigosa. Já aconteceram muitos acidentes, inclusive com a morte de várias pessoas, e enquanto autoridades não fazem o viaduto, ou uma passagem subterrânea, contamos com a fé em Deus e a sorte, para continuarmos atravessando ali.
Quando chega a noite, a escuridão aumenta o perigo, pois as lâmpadas dos postes não são trocadas há mais de 5 anos. Já fiz reclamação, mas não dão nem bola...
  A irregularidade da passagem dificulta ainda mais a travessia, pois existe um desnível enorme. Tudo isso próximo à uma curva.
  O lixo se acumula às margens da linha férrea. É claro que alguém tem que retirá-lo. Ou a Supervia, que é a dona da área, ou a Prefeitura de Nova Iguaçu, já que somos nós, moradores da cidade, principalmente do bairro de Austin, que sofremos com a aparência que esse lixo dá ao local, com o mau cheiro, os ratos e os insetos. Mas bem que nossa população deveria ter mais noção de civilidade e cidadania, não jogando seu lixo particular em local público, ou em terreno alheio.
  Tem também uma pracinha que fica às escuras e com cheiro de lixo. Além de ambulantes e veículos, que  ocupam as calçadas próximas à linha férrea. Um caos!

Fonte: O Globo

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Muito bom o apanhado de matérias que você faz sobre a falta do viaduto em Austin. Sinal que já houve várias reclamações e nada foi feito. Até qando vamos esperar? COMENTA LÁ NO BLOG DOS PARCEIROS DO RJ TAMBÉM!!!

    Abs...

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  3. alguem te o projeto do viaduto de austim.....

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  4. onde estar o viaduto de Austin este bairro não muda continua a mesma coisa onde estão os governantes

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