quarta-feira, 28 de julho de 2010

Conheça as dez maiores descobertas da arqueologia

Qui, 08 Jul, 05h37

Por Isis Nóbile Diniz, da Redação Yahoo! Brasil

Entre os achados na área da arqueologia anunciados todos os anos, quais seriam os que revolucionaram a ciência? Aqueles que descobriram como era o nosso passado, desvendaram a evolução da espécie ou colocaram mais dúvidas no quebra-cabeça sobre a civilização humana na Terra. Uma missão entre tantos objetos intactos, cidades inteiras e seres escavados. Mas não impossível. Com a ajuda do arqueólogo Pedro Paulo Abreu Funari, atual professor do Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e membro de instituições internacionais do mundo inteiro, selecionamos as dez maiores descobertas da arqueologia de todos os tempos - ou até hoje.

De acordo com Funari, a importância de uma descoberta é maior quanto mais excepcional ela é - rara, peças encontradas em série ou em ótimo estado de conservação. A questão é: como os arqueólogos explicam a funcionalidade do achado como, por exemplo, o que significavam as pinturas rupestres - desenhos feitos pelos homens há milhares de anos? "Quando não existe nada escrito por aquele povo explicando o significado, são elaboradas hipóteses", explica o professor. "Algumas parecem mais seguras. As pinturas rupestres de pessoas dançando em torno de um toten foram interpretadas de acordo com o comportamento de certos tribos índigenas atuais. Pode ser uma prática social semelhante relacionada a divindades", conta. Nesse caso, os cientistas procuram em povos que possuem costumes mais antigos situações parecidas para explicar os achados.

Apesar de tudo o que foi escavado até hoje ou que se perdeu por inúmeros motivos, ainda há muito o que ser descoberto. "A quantidade de coisas que estão enterradas em qualquer lugar do mundo é muito grande. Na Europa, os romanos construíram diversos edifícios imensos. Em São Paulo, qualquer buraco que o Metrô faz para realizar novas estações encontra objetos", conta Funari. Atualmente, a tecnologia ajuda a descobrir se há preciosidades enterradas no solo e, depois, datar com mais precisão ou estudar o interior do ser ou objeto com menos invasão. "Conseguimos até verificar restos de comida em vasos antigos de cerâmica ou o que a pessoa comeu por meio dos restos mortais", afirma o pesquisador.

Veja as dez maiores descobertas da arqueologia:
 
Busto de Nefertiti
Geralmente, os egípcios eram representados com a mesma fisionomia. Diferente desse costume, a imagem da bonita mulher do rei Akhenaton, predecessor do monoteísmo dos judeus, não foi idealizada. Ao que tudo indica, é uma cópia da feição da rainha.

Jericó
Alguns estudiosos afirmam que é a cidade mais antiga do mundo, habitada desde 7 mil a.C e citada na Bíblia. De acordo com a publicação, as muralhas que circundavam Jericó, encontradas por pesquisadores, teriam sido destruídas pelo toque de trombetas.

Lucy
O fóssil de um hominídeo feminino, apelidado de Lucy, foi o primeiro esqueleto mais completo de um antigo ancestral direto do homem de hoje encontrado. Estima-se que ela viveu há 3,2 milhões de anos e andava em pé. Sua descoberta ajuda a desvendar a evolução da espécie humana.

Luzia
O crânio de 11.500 anos de uma mulher (Homo sapiens), desenterrado em Minas Gerais, revolucionou as teorias sobre a ocupação do continente americano. Sugeriu que os humanos, com traços negróides, migraram para a América três milênios antes dos antecessores dos índios.

Palenque
Quando os espanhóis chegaram na América, os maias já haviam abandonado suas cidades. Na Península de Yucatán, em meio a uma floresta tropical, Palenque é uma das zonas arqueológicas mais importantes de vestígios maias. Foi descoberta no século 19.

Parque Nacional Serra da Capivara
O homem já vivia na região do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, há 100 mil anos - foram cadastrados 1.301 sítios arqueológicos e 292 vestígios como aldeias. No local, duas figuras rupestres possuem 36 mil anos. "A descoberta derrubou a teoria de que a América do Norte teria sido povoada inicialmente e somente por volta de 15 mil anos atrás os homens teriam chegado à América do Sul", explica a arqueóloga Niéde Guidon, diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham).

Pedra Roseta
A Pedra Roseta não foi encontrada por arqueólogos, mas por uma expedição de Napoleão Bonaparte ao Egito no final de 1799. Um decreto escrito em hieróglifos, demótico e grego foi gravado na pedra em 196 a.C. Assim, conseguiu-se traduzir os hieróglifos. 

Pompéia 
 Dia 24 de agosto de 79, Plínio, com cerca de 20 anos, descreveu a erupção do vulcão Vesúvio da cidade de Miseno, há 30 km de Pompéia. No século 18, a história tida como lenda, revelou-se verdadeira. Uma cidade inteira - construções, objetos pessoais, pinturas - de 10 mil habitantes manteve-se praticamente intacta abaixo de 40 metros do solo. 

Roma 
 Roma, fundada no século 8 a.C, é o berço do Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.). "No subsolo da cidade existe muita coisa, a cada metro de profundidade, volta-se no tempo. Oito metros abaixo do nível atual do solo estão objetos e ruínas de dois mil anos atrás", conta Funari. 

Tumba de Tutankamon 
 O faraó egípcio Tutankamon faleceu jovem, por isso reinou por pouco tempo. Mas a sua tumba é considerada uma preciosidade, foi a única de um faraó encontrada, no século 20, completamente preservada por 3 mil anos. A maioria foi saqueada na antiguidade. Junto com o corpo estava o sarcófago, o enxoval - objetos enterrados junto com os reis -, pinturas nas paredes, entre outros bens, inclusive um feto. 

Lucynha Cintra - Eu Te Preciso



Essa é pura unção!
Um grande testemunho de vida, de alguém que agora serve e adora a Deus.
Tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente quando esteve por duas ocasiões em minha Igreja, na Mariléia, Filial da 1ª Ig. Ev. Assembleia de Deus em Austin.
Além de tudo, é um amor de pessoa!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Estamos com fome de amor...

O que temos visto por ai ???
Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes.

Com suas danças e poses em closes ginecológicos, cada vez mais siliconadas, corpos esculpidos por cirurgias plasticas, como se fossem ao supermercado e pedissem o corte como se quer... mas???

Chegam sozinhas e saem sozinhas...
Empresários, advogados, engenheiros, analistas, e outros mais que estudaram, estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos...
Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dancer", incrível.

E não é só sexo não!

Se fosse, era resolvido fácil, alguém dúvida?
Sexo se encontra nos classificados, nas esquinas, em qualquer lugar, mas apenas sexo!
Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama ... sexo de academia . . .

Fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçadinhos,
sem se preocuparem com as posições cabalisticas...
Sabe essas coisas simples, que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.
Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção...
Tornamo-nos máquinas, e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir", só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós...
Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada nos sites de relacionamentos "ORKUT", "PAR-PERFEITO" e tantos outros, veja o número de comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!" até a desesperançada "Nasci pra viver sozinho!"
Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários, em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis, se olharmos as fotos de antigamente, pode ter certeza de que não são as mesmas pessoas, mulheres lindas se plastificando, se mutilando em nome da tal "beleza"...

Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento, e percebemos a cada dia mulheres e homens  com cara de bonecas, sem rugas, sorriso preso e cada vez  mais sozinhos...
Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário...
Pra chegar a escrever essas bobagens?? (mais que verdadeiras) é preciso ter a coragem de encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa...
Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia isso é julgado como feio, démodê, brega, familias preconceituosas...

Alô gente!!! Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados...

Mas e daí?  Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado...
"Pague mico", saia gritando e falando o que sente, demonstre amor...
Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais...

Perceba aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, ou talvez a pessoa que nada tem haver com o que imaginou mas que pode ser a mulher da sua vida...
E, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois...
Quem disse que ser adulto é ser ranzinza ?

Um ditado tibetano diz: "Se um problema é grande demais, não pense nele...  E, se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele?"
Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo, assistir desenho animado, rir de bobagens e ou ser um profissional de sucesso, que adora rir de si mesmo por ser estabanado...
O que realmente, não dá é para continuarmos achando que viver é out... ou in...
Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas, maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na playboy e nos banheiros, eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar, e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso.

Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida"...

Porque ter medo de dizer isso, porque ter medo de dizer: "amo você", "fica comigo", então não se importe com a opinião dos outros, seja feliz!

Antes ser idiota para as pessoas que infeliz para si mesmo!

Para ler, divulgar e . . . praticar !



(Arnaldo Jabor)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ELEIÇÕES 2010 - 1º Debate On-line













Fonte: Yahoo! Eleições

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Participe do 1º debate entre presidenciáveis da internet brasileira


Redação Yahoo! Brasil

O primeiro debate on-line entre os candidatos à Presidência da República do Brasil será transmitido pelos portais iG, MSN, Terra e Yahoo!, que reúnem 94% dos internautas do país. Qualquer cidadão com acesso à internet poderá partipar, enviando perguntas e acompanhando a transmissão ao vivo. O 1º Debate On-line Presidenciáveis 2010 será no dia 26, às 15h30.
Os candidatos melhor colocados nas últimas pesquisas de intenção de voto – Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) – foram convidados a participar do primeiro confronto de ideias entre presidenciáveis inteiramente realizado na internet brasileira.
Todo eleitor de qualquer lugar do Brasil poderá ajudar a fortalecer a democracia de nosso país. Para participar, o internauta envia perguntas pelos sites dos portais, pelo Meme do Yahoo!, usando palavra chave #debateonlinebr na hora de postar ou pelo Twitter do debate, no @debateonlinebr. Os organizadores selecionarão as questões destinadas aos presidenciáveis. Serão considerados temas de interesse público, que estimulem o exercício da cidadania. Acusações pessoais e manifestações de intolerância não serão aceitas.
O 1º Debate On-line Presidenciáveis 2010 inaugura a série de debates da corrida presidencial deste ano e expande as fronteiras da internet para aproximar a população das decisões políticas. A transmissão será ao vivo, feita simultaneamente nos quatro portais, a partir das 15 horas, diretamente do Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo.

Caso um dos candidatos convidados não compareça, o evento se dará entre os presentes. Apenas convidados credenciados terão acesso físico ao evento e, após o término, o debate ficará disponível nos portais e no site oficial da organização. Para saber mais, acesse o site www.debateonline2010.com.br.


Fonte: Yahoo! Eleições

Veja alguns comentários que colhi sobre a notícia, e avalie o grau de sensatez e conhecimento de alguns Brasileiros...

  • Alex
    Nao confio em urnas eletronicas... tenho sempre anulado meu voto...!
    qui, 15 jul 2010 16:37:29

  • Clarense Coelho
    Espero que estes meios de comunicação não estejam a serviço de nenhum grupo político, privilegiando algum candidato. As pessoas estão atentas às reportagens pelegas. Por favor, respeitem a capacidade de formação de opião das pessoas. Não usem reportagens e notícias de forma subentendidas, direcionadas preferencialmente a algum presidenciável. Boa iniciativa.
    qui, 15 jul 2010 16:37:50

  • Fábio Nogueira
    Como este debate pode ser democrático se exclui, por exemplo, o candidato Plínio (PSOL)? Esta democracia que reune candidatos (Dilma, Serra e Marina) não é real; democracia exige contraponto, divergência e isso não ocorrerá neste debate. Lamentavel.
    qui, 15 jul 2010 16:39:44

    • henrique
      Brasileiros, que amem de verdade a pátria brasileira, que lutam e imaginam um futuro melhor para si, para seus filhos, amigos, etc. que imaginam um Brasil sempre livre, democrático, moderno, inserido no mundo desenvolvido, longe de ditaduras, NÃO VOTEM NA CANDIDATA DILMA ROUSSEFF, olhem, observem, analisem seu passado sombrio, suas mentiras, sua vida pessoal e familiar, seus pares. Corremos um seríssimo e enorme risco, irreversível, de perda de liberdade e de democracia.
      sex, 16 jul 2010 02:06:26

    • Carla
      Que Deus nos livre dessa mulher, Dilma Rousseff - Ela é a personificação de tudo que não presta, pelo amor de Deus!!! não votem nela...
      sex, 16 jul 2010 02:12:54

    • Junior
      Quantas mentiras mais vamos ser obrigados a engolir dessa mulher, Dilma Rousseff, sua verdade mesmo está na sua extensa ficha criminal.
      sex, 16 jul 2010 02:21:43

    • Gostaria que perguntassem à Dilma porque é que ela afirma que lutou pela liberdade, quando na verdade, lutou para que o Brasil adotasse um sistema cruel como o socialismo cubano ou da antiga URSS, Lutar contra uma ditadura, tentando trazer outra, seria a solução?
      sex, 16 jul 2010 02:28:51 

      Minha opinião:

      Seja capaz de formar sua própria opinião, baseando-se em fatos, e não em boatos.
      sex, 16 jul 2010 02:28:34

      Lєαη∂яσ Mαια Gσηçαℓνєѕ

segunda-feira, 12 de julho de 2010

VIVIANE BARBOZA: História de vida

VIVIANE BARBOZA: História de vida: "MINHA infância e adolescência Meus pais se casaram em 1980 e três anos depois nasci. Meus pais eram evangélicos, porém, quando eu ia comp..."

domingo, 11 de julho de 2010

Dia do Amigo

No dia 20 de julho comemora-se o dia do amigo, uma pessoa que não tem laços consanguíneos, mas que é tão dedicado e prestativo quanto às pessoas da família.
A ideia de criação da data surgiu do dentista e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro, pois o mesmo analisava que a partir da chegada do homem à lua, o mundo não teria mais fronteiras, deixando de existir as barreiras nos relacionamentos entre as nações, independente da raça, da ideologia ou da religião.
A amizade é conceituada como “sentimento de afeição recíproca, de simpatia e solidariedade, de perfeito entendimento entre grupos de pessoas. É um relacionamento social que gera concordância de sentimentos, posição de respeito ao outro, mesmo tendo opiniões diferentes.”
Na data, Enrique promoveu uma grande festa na capital Argentina, dedicando-a aos amigos. O evento foi um sucesso e a comemoração passou a ser adotada por outras pessoas, se difundindo por todo o mundo. A oficialização da data aconteceu com o decreto nº 235/79.
Em razão da comemoração e criação da data, Enrique Febbraro foi homenageado, recebendo duas indicações ao prêmio Nobel da Paz.
O Brasil adotou a data rapidamente, pois a população de nosso país é acolhedora, simpática e calorosa. Faz parte do perfil do povo brasileiro ser hospitaleiro e fazer muitas amizades.
Mas ser amigo não é somente conhecer e conviver à distância. A verdadeira amizade requer muito mais dessa relação.
Amigo é aquele que estende a mão quando precisamos, que faz críticas construtivas para que possamos crescer enquanto pessoas, que sofre com nossas angústias e com nossos problemas, mas está sempre do lado, dando forças e incentivando-nos a lutar, a não desistir dos nossos sonhos.
Durante a vida, podemos encontrar vários tipos de amigos, amigos para rir, amigos para desabafar, amigos para viajar, amigos para sonhar. Mas também existem aqueles que vêm com as brincadeiras: amigo secreto, no natal; amigolat, na páscoa; ou simplesmente amigo, no dia do amigo.
Precisamos ter cuidado mesmo com os chamados amigo “da onça”, aqueles que se fazem de amigos, mas que não o são, enganando os outros com sentimentos falsos, inveja e intriga. Esse “personagem foi criado pelo cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, em 1943”, colocando seus companheiros em embaraçosas situações.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 6 de julho de 2010

Você é louco pelo U2?

Quer assistir ao show do U2, e ainda baixar grátis seu último álbum?
Eu já estou concorrendo! (http://www.u2360.net.br/)
Boa sorte!