quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nova Iguaçu se prepara para elaborar Plano de Leitura

O palco do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, recebeu um grupo diferente no dia 26/10. As apresentações culturais deram lugar à segunda reunião para elaboração do Plano Municipal do Livro e Leitura. O encontro foi aberto e reuniu representantes da sociedade civil e do poder público. O debate promoveu uma troca de saberes para definir estratégias para a implantação do programa, lançado como meta do Plano Nacional, criado em 2006 pelo governo federal.

A partir das reuniões, serão traçados eixos para dar início à articulação para a prática de um Plano Municipal de Livro e Leitura. De acordo com o subsecretário de Cultura e Turismo, Egeu Laus, a discussão destas questões são fundamentais para mostrar o passo a passo da construção de políticas públicas sólidas de incentivo à leitura. "Nossos encontros discutirão basicamente três questões: melhorias para o ambiente da corrente produtiva do livro e da leitura na Baixada, a construção de uma rede de interessados no processo literário, e finalmente, a elaboração de um plano municipal para a cidade que possa servir de referência para outros municípios", disse.

A ideia é que os encontros integrem todos que participam da cadeia de produção literária, dos escritores aos distribuidores. O objetivo é criar um vínculo de apoio mútuo. O grupo já definiu uma série de ações imediatas que facilitarão o processo. Inicialmente, será realizado um levantamento para mapear escritores, poetas e autores; e em seguida, será a vez de identificar onde estão os leitores (bibliotecas comunitárias, escolares, pontos de leitura).

Para Carla Alves do Nascimento, do Pólo Baixada Literária, a organização pode ser o caminho para alcançar o alvo em comum: a democratização da leitura na Baixada. " A proposta é que cada um, em sua área, contribua para a elaboração do plano para que ele tenha de fato, abrangência", destacou.

Os encontros acontecerão mensalmente. Outras informações pelos telefones: 2667-2157 (Semctur); 2667-2631 (Biblioteca Municipal Professor Cial Brito); 2779-2552 (Pólo Baixada Literária). O Espaço Cultural Sylvio Monteiro fica na rua Getúlio Vargas, 51, no Centro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário