segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fábrica deixa rio com a água rosa em Nova Iguaçu

RIO - Na Baixada Fluminense, um rio de águas cor de rosa. Ou seriam azuis? Ou verdes? Resíduos de tinta de várias cores têm sido despejados sem tratamento no Rio Botas, em Austin, Nova Iguaçu, pela Bergitex Indústria Têxtil, segundo policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Por isso, a cor acinzentada do maltratado Rio Botas - assoreado e com esgoto in natura - muda algumas vezes durante o dia. Nesta sexta-feira, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, enviará fiscais à fábrica.

O delegado da DPMA, Marcos Cipriano, disse que pretende interditar a Bergitex. Investigadores, acompanhados de um perito, estiveram no local e flagraram o despejo de resíduos de tinta cor de rosa. Quinta-feira, a empresa foi vistoriada por uma equipe da DPMA. Segundo Cipriano, foi descoberto um ladrão (cano para escoamento de líquido de um reservatório) por onde era despejada a tinta da fábrica.


- Vamos esperar a confirmação, através da análise da água, para interditar a empresa- disse o delegado.

O engenheiro Carlos Antônio Mendes, gerente de Manutenção da empresa, rebateu a acusação, alegando que os policiais desconhecem o assunto.

- Qualquer estação de tratamento de esgotos deve ter um ladrão. O que pode estar havendo é poluição visual, pois o resíduo é tratado antes de ser despejado no rio - garantiu.

Também no Rio Botas, mas no trecho em Belford Roxo, o estado vai inaugurar hoje uma ecobarreira, que evitará que pelo menos 30 toneladas de lixo sejam despejadas por mês na Baía de Guanabara. Feita de garrafas PET e com 48 metros de extensão, a barreira vai reter o lixo flutuante do rio, que deságua na Baía.

A secretária Marilene Ramos informou que o governo tentará um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, para complementar o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara:

- O objetivo é aumentar de 30% para 60% o índice de imóveis no entorno da Baía com tratamento de esgoto até o fim de 2014. O investimento será de R$ 1 bilhão.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário