segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009: O ano do gospel evangélico

retrospectiva-20091
Em 2008 foi a vez do pop católico retornar à parada de sucesso sob as bençãos do Padre Fábio de Mello e de alguns coadjuvantes nonsense, como a a cantora Jack. Este ano, o Gospel evangélico, que de acordo com o deputado Pastor Cleiton Collins (PSC) cresce 8% por ano, deu ares de revanche e, mais do que nunca, ocupa um lugar de honra nas prateleiras das lojas seculares.
Não só isso. Virou rotina ouvir canções evangélicas sendo anuncidas em primeiro lugar em rádio AM/FM coexistindo harmoniosamente com nomes como Ivete Sangalo, NX Zero, Victor e Léo  e até Jota Quest.
Um dos maiores responsáveis por essa volta por cima da música evangélica  é o cantor Régis Danese. Ex-sertanejo e ex-integrante do grupo Só pra contrariar (aquele do “e que se chama amor-oh-oh-h…”, lembra?). Embora o álbum tenha sido lançado em 2008 como um grande sucesso, 2009 garantiu a ele colher bons frutos do trabalho, entre eles, a indicação do Grammy Latino 2009 como melhor álbum cristão em português. (categoria onde quem levou a estatueta foi o grupo Oficina G3) Um feito que merece destaque uma vez que este espaço por muitas vezes fora ocupado por Alinne Barros, outro ícone gospel.

Para medir a popularidade que esse mercado alcançou, basta ver a lista dos álbuns mais vendidos. De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Discos, o álbum mais vendido entre os dias 16 de outubro e 1º de novembro foi a coletânea Promessas (Som Livre). O álbum que conta com Régis Danese, Alinne Barros, Irmão Lázaro entre outros pops do mundo gospel. Impressiona saber que, este lançamento desbancou o aclamado Elas cantam Roberto Carlos que, há sete semanas era o álbum mais vendido do país. Promessas ficou em primeiro lugar por apenas uma semana pois encontrou um oponente respeitável: Victor & Léo Ao vivo em cores.

Mas  Victor & Léo em primeiro lugar (entre os dias 16 e 22 de novembro) esconde um lista, no mínimo interessante: o 3º lugar é ocupado pelo álbum Promessas. Já o 6º traz Irmão Lázaro e em 9º nosso velho conhecido Régis Danese. Ou seja, muito na frente de NXZero que, nessa semana, específicamente, ocupa a 20ª posição.Isso pode ser mais justificado por serem artistas alvos da pirataria do que pela popularidade. Mas já são outros quinhentos…

Agora preste atenção na tabela a seguir:







Lady Gaga
The Fame
Universal Music


Ouro
2009
CD



Diana Krall
The Very Best of Diana Krall
Universal Music


Ouro
2009
CD



Leonardo
Esse Alguém Sou Eu
Universal Music


Ouro
2009
CD



Jorge & Mateus
Ao Vivo em Goiania
Universal Music


Ouro
2009
CD



César Menotti & Fabiano
César Menotti & Fabiano ao Vivo - Voz do Coração
Universal Music


Platina
2009
CD



Eduardo Costa
Cada Dia Eu Te Quero Mais
Universal Music


Platina
2009
CD



Beyoncé
I Am… Sasha Fierce (Standart e Deluxe)
SONY MUSIC ENTERTAINMENT


Diamante
2009
CD



Oficina G3
Depois Da Guerra
MK Music


Ouro
2009
CD



Fernanda Brum
Fernanda Brum Som Gospel
MK Music


Ouro
2009
CD



Eyshila
Eyshila Som Gospel
MK Music


Ouro
2009
CD
Fonte: ABPD
Dos 10 primeiros maiores premiados por suas vendagens, do 7º ao 10º temos três representantes gospel evangélicos: Ofina G3, Fernanda Brum e Eyshila. Para quem quer conferir a lista até o 20º lugar será fácil perceber que o 11º vem com Régis Danese.
Ou seja: o ano foi sem dúvida algo do pop gospel evangélico que,  segundo o UOL, atualmente conta com um exército de 45 milhões de pessoas divididas em cerca de 200 mil templos.
Com a previsão de crescimento do mercado Gospel, que, para 2009 era de 30% e com os investimentos das gravadoras nesse segmento que já está disputando náo apenas a prateleira de CDs, mas passou a marcar presença na linha do Blue Ray que promete alavancar ainda mais qualquer perspectiva que possa ser feita para o mundo da música cristã em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário