sábado, 19 de setembro de 2015

Bolsa Família e os Vagabundos (Texto de Paulo Adonai)


Bolsa Família é para vagabundos é a frase que eu ouço quando defendo o Bolsa Família. A frase já virou um bordão.

A mulher ou o cara é vagabundo e pega o Bolsa Família?

Lamento por essa gente. Lamento porque se essas pessoas tivesse tido um incentivo para estudar como o Bolsa Família dá, provavelmente hoje seriam pessoas melhores. Se quando criança houvesse um presidente como Lula e Dilma Rousseff, que peitassem as elites para dá pelo menos o mínimo aos pobres, hoje, provavelmente, não seriam chamados de vagabundos.

Infelizmente, para muitos desses não há mais salvação, morrerão vagabundos. Mas para seus filhos há salvação. Podem beber, fumar, cheirar o dinheiro do BF, mas se quiserem continuar a ganhar fácil terão que manter seus filhos na escola. Na escola, essas crianças terão mais oportunidades e muitas poderão ser diferentes de seus pais vagabundos. Mudamos o futuro dessas crianças, mudamos o futuro do Brasil. VIVA O BOLSA FAMÍLIA!

Meus amigos, assim como tem gente se aproveitando de programas como o seguro desemprego, auxilio doenças e até de trabalhos de caridade, há também pessoas se aproveitando do Bolsa Família. Mas o que vamos fazer? Vamos acabar com essas atividades por causa de alguns? Pagará o justo pelo pecador?
Existem canais de denuncia, se vc conhece algum caso de uso indevido do Bolsa Família denuncie ou cale-se. Não difame a maioria honesta que se beneficia do programa.

(Texto de Paulo Adonai)

Quem não é corrupto?

Antes de ser militante ou filiado, sou pela democracia e em favor do Brasil. Reconheço que apesar das dificuldades, é o melhor governo possível, já que estamos no Brasil, e há certa cultura do "jeitinho" e da corrupção generalizada que, obviamente, também alcança os níveis federais, sem generalizar. Começa no "gato" de luz, na pirataria e na falsificação de cada esquina, passando pela "molhada de mão" do guarda, para liberar o motorista irregular, na compra ou troca de favores para amigos e parentes que ocorre em todo canto, no desvio e roubo de produtos por parte de funcionários públicos ou de empresas, e chegando, é claro, também nas altas esferas do poder. Não sou santo, não estou julgando a ninguém, também sou passível de erros, mas se trata de uma questão de caráter, de princípios, valores e de comportamento que, independe de classe social, status, posição ou hierarquia, cor da pele, religião, gênero, partido ou ideologia.

Disputa presidencial de 2018 já começou!

Já que a campanha de 2018 foi antecipada...
Lamentável que apelem tanto para o sensacionalismo e desinformação, na tentativa de induzir e manipular o povo a se voltar contra um partido ou governo, generalizando, usando boataria, meias verdades e até mentiras a respeito de pessoas e de instituições.
É uma disputa pelo poder, pelo simples poder, pois se estivessem no governo, muitos dos opositores fariam muito pior, porque nunca fizeram uma administração voltada para atender as necessidades da maior parcela da população. Pelo contrário, antes, as denúncias eram arquivadas ou simplesmente abafadas, sem tanto alarde da imprensa.
Muitos dos erros cometidos não foram por irresponsabilidade, mas por questões de apostas que se fazem e que nem sempre se concretizam. Não há como se prever o futuro!
Parte do desequilíbrio no orçamento se deu pelo fato de se gastar muito com programas que beneficiam os mais pobres, sempre esquecidos em governos anteriores, e parte foi por abrir mão de impostos, na tentativa de proporcionar uma melhor qualidade de vida a muitos, que puderam finalmente comprar produtos e bens de consumo, alavancando as vendas, o que aqueceu o mercado, movimentou a indústria e o comércio, trazendo crescimento econômico, gerando emprego, renda e elevando o padrão de vida de muitos.
Além disso, muito se avançou em inúmeras áreas. Mas agora, em uma fase de maiores dificuldades, com redução natural do consumo, o que leva à diminuição da venda, da produção, o que leva ao aumento da desocupação. Fatores de mercado, de oferta e procura, além de questões diversas, como climáticas, especulativas do mercado financeiro, fatores externos de um mundo globalizado, etc
Saibam que Fernando Collor de Mello foi usado como bode expiatório, julgado e massacrado politica,mente, e no entanto, absolvido das acusações infundadas que a mídia tanto propagou!
Não é o caso de negar problemas ou não assumir os erros, mas é necessário combater a tentativa de golpe, trazendo à tona fatos que já foram esquecidos, e esclarecendo questões que muitos desconhecem.
O texto acima é de minha autoria. Pode conter imprecisões, falhas, ausência de detalhes, de referências, pode conter certo nível de envolvimento emocional, etc. Porém, não é fruto de manipulação ou de indução, é pensamento próprio, é fruto de experiência pessoal, de interesse pelo tema, de percepção de erros e de acertos do governo, pois também sou cidadão brasileiro e utilizo serviços públicos e privados, pagando impostos e buscando por meus direitos, sabendo que também devo cumprir com minhas obrigações cívicas. Sou militante, sim. Mas procuro ser coerente e racional, embora acabe às vezes me exaltando, pelo fato de ver tanto compartilhamento de ideias dos outros, feito por pessoas que são facilmente contaminadas pelo vírus do pessimismo e do julga,mento precipitado e superficial, o que normalmente conduz ao erro, ao exagero e à desinformação.

sábado, 5 de setembro de 2015

Opinião Transparente Sobre Educação

Comentário genérico sobre educação, enfatizando que, a despeito de toda a complexidade do tema, seja por questões políticas, econômicas ou sociais, a diferença entre o sucesso ou fracasso na vida escolar e acadêmica dependem, primeiramente, da opção, escolha e dedicação de cada um, segundo a vocação e a inclinação para uma vida dedicada aos estudos.