domingo, 27 de abril de 2014

1ª Prova - Sociologia da Cultura 2013-2 (Trecho)

Compartilho aqui um trecho do trabalho que valeu como atividade de avaliação da disciplina, no 3º Período, o qual me valeu a primeira nota 10 na universidade:


Assim como encontramos muitas maneiras de interpretar a sociedade, incluindo a forma artística, também temos muitas formas de expressar nossa “veia artística”, na mesma proporção com a qual conseguimos traduzir as distintas e ao mesmo tempo similares linguagens da arte, independendo com qual ou quais dos sentidos a mesma pode ser percebida, ou se ela é rotulada com o nome de algum movimento social, ou se tem ou não valor de mercado, se é bem avaliada pelos críticos, enfim. Nada disso importa. O que importa é que haja liberdade e possibilidades, condições e oportunidades para que todas as formas de expressão, artísticas ou não tenham espaço e vez, para que cada um de nós tenha o direito de classificar na categoria que melhor tem a ver com nossa própria concepção das coisas, ainda que encontremos parâmetros que servem de comparação e de base para alguma análise, ainda que existam regras ou normas, valores ou “limites”, paradigmas que, ao longo do tempo podemos constatar que com certa frequência esses mesmos paradigmas são quebrados e se tornam parte do passado, da história, seja da arte, da sociedade, das ciências, das crenças ou da própria humanidade, que por sua própria natureza precisa e tem a necessidade de se expressar, mesmo que em muitos dos casos não seja de fácil compreensão, pois, assim como há certa dificuldade em encontrar a maneira natural de expressão, também existe considerável dificuldade em interpretarmos o mundo ao nosso redor ou a nós mesmos, interiormente.

O texto completo está compartilhado em vários sites:

https://www.dropbox.com/s/0ne1e6dfaf5n7bj/1%C2%AA%20Prova%20-%20Sociologia%20da%20Cultura%202013-2%20%28Leandro%20Maia%29.pdf

 https://drive.google.com/file/d/0ByJdsk0aShyxNmNOUzRvSHNlWHc/edit?usp=sharing

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Água: Questão de consciência

Enfrentamos um período de estiagem, onde a falta de chuvas tem deixado os reservatórios quase que totalmente vazios.

Além disso, sabemos que há muito desperdício, a começar pelos próprios órgãos responsáveis pelo abastecimento, seja pela falta de investimentos em melhorias e ampliação do sistema, seja pela falta de manutenção da rede.

Apesar disso, cada cidadão que esbanja água, que gasta sem nenhum tipo de controle, sem se preocupar com aqueles que não tem sequer água para beber, colabora, e muito, para que a situação se agrave ainda mais.

Então, devemos ter consciência, e utilizar a água, que é vital para nossa sobrevivência, com prudência e responsabilidade.

Devemos procurar reaproveitar a água, na medida do possível, e somente utilizar o necessário para nossos afazeres e necessidades diárias.

A água que eu desperdiço hoje, certamente poderá me faltar amanhã.

Compartilhe essa ideia!

terça-feira, 8 de abril de 2014

Meus 38 anos (7 de abril de 2014)

Passei um dia feliz, tranquilo, sem festa ou bolo, mas com a presença de Deus em minha vida, que me proporcionou estar com alguns amigos para celebrar mais um aniversário.

Não sinto a idade que tenho, pois apesar do corpo estar sentido os efeitos do tempo, minha fé e força interior, que vem de Deus, me ajudam a superar obstáculos e desafios. Por isso me sinto renovado a cada dia, com mais disposição para conquistas e realizações.

Quero agradecer aos amigos e familiares que me enviaram mensagens ou que ligaram para mim para me cumprimentar pelo meu aniversário!

Ao todo eu contei ao menos 67 pessoas que gastaram um pouco do seu tempo para me escrever ou para me ligar.

Que Deus abençoe a todos, e que todos vocês possam ter a mesma alegria que tenho hoje, independente das circunstâncias, pois hoje vivo pela fé. Fé em Deus que, por meio de Cristo me dá forças para suportar qualquer dificuldade.

Atualmente, com a correria do dia-a-dia, muitas pessoas dizem não ter tempo para isso ou para aquilo, muito menos para lembrar de alguém.

Saibam que em minhas orações eu sempre intercedo a Deus por vocês, independente se estão perto ou longe, pois o que importa é que estão no coração de Deus, e no meu também!

Reflexão:

“O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro.” (Habacuque 3:19) NTLH

''SENHOR: — Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem está falando.'' (Zacarias 4:6) NTLH

''Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.'' (Filipenses 4:13) NTLH

''Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo.'' (Colossenses 1:16) NTLH