sexta-feira, 20 de abril de 2012

Veja como os buracos da rua afetam o corpo

Equipamento desenvolvido em Campinas mostra o que acontece no corpo em viagens


http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/equipamento-desenvolvido-em-campinas-mostra-o-que-acontece-no-corpo-em-viagens/1912850/

terça-feira, 10 de abril de 2012

Saiba como foi o primeiro ano do governo Dilma

Dilma - Linha do tempo
 
Primeira mulher a assumir a Presidência da República, Dilma Rousseff terminou o primeiro ano de governo com saldo bastante positivo de realizações. As perspectivas para 2012 são muito positivas em vista do que foi feito no ano de 2011 nas áreas social, econômica e política.

Em 2011, Dilma deu prioridade a programas sociais fundamentais que dão um passo a mais nas políticas vitoriosas criadas nos oito anos do governo Lula. O Plano Brasil sem Miséria, por exemplo, pretende acabar com a pobreza extrema no país. O Viver sem Limites vai atender pessoas com deficiência física e o Pronatec vai expandir fortemente o ensino técnico no país.

Dilma também deu atenção ao setor produtivo ao lançar o Brasil Maior para estimular investimentos da indústria, ao ampliar os benefícios a pequenos empresários e ao lançar a segunda etapa do bem sucedido Minha Casa, Minha Vida. Os brasileiros e as brasileiras reconheceram o empenho de Dilma e deram a ela uma avaliação de popularidade recorde para o primeiro ano de um Presidente da República.

Para ver as grandes ações do governo, o Dilma.com.br apresenta uma nova seção com as principais atividades da presidenta ao longo de 2011. É possível acompanhar o que foi feito mês a mês no ano passado e também pesquisar as áreas de atuação que tiveram mais destaque, como o Plano Brasil sem Miséria.


Fonte: Dilma.Com.BR 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Data da Páscoa

As primeiras comemorações de páscoa foram feitas pelo povo hebreu (judeu), quando foram libertos da escravidão no Egito. Isso aconteceu em razão das orientações que Moisés recebeu de Deus, de colocar seu cajado sobre o mar vermelho e abrir caminho para que seu povo fugisse.

A páscoa cristã é uma comemoração em homenagem ao renascimento, à ressurreição de Jesus Cristo.

É uma festividade com data móvel, pois foi criada seguindo o calendário judeu, que por sua vez era baseado nas fases da lua.

A escolha da data se deu em razão das comemorações pagãs, da chegada da primavera, época de fartura devido às colheitas, com o renascimento da terra, que se tornaria fértil de novo. Os povos da Idade Média faziam homenagens à Ostera, deusa da estação.

Através do primeiro concílio de Niceia, no ano de 325 d.C, foi estabelecida uma data para a páscoa: o primeiro domingo após o aparecimento da lua cheia, na estação da primavera do hemisfério norte (no hemisfério sul é outono).

É curiosa a forma como esse período de transição, que significa passagem, aparece escrito em várias línguas, sendo no hebreu “peschad”, no latim “pache”, em grego “paskha”, no alemão “ostem” e em inglês “easter”.

Saber calcular a data da páscoa foi fundamental para a criação do calendário cristão. Para isso é preciso dividir o ano escolhido por 19, depois somar 1 ao resto dessa divisão. O número encontrado deve ser consultado na tabela abaixo. É fato certo: a páscoa sempre acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril.

X
Data
1
14 de Abril ou Domingo seguinte
2
03 de Abril ou Domingo seguinte
3
   23 de Março ou Domingo seguinte
4
11 de Abril ou Domingo seguinte
5
   31 de Março ou Domingo seguinte
6
18 de Abril ou Domingo seguinte
7
8 de Abril ou Domingo seguinte
8
  28 de Março ou Domingo seguinte
9
16 de Abril ou Domingo seguinte
10
 5 de Abril ou Domingo seguinte
11
  25 de Março ou Domingo seguinte
12
13 de Abril ou Domingo seguinte
13
 2 de Abril ou Domingo seguinte
14
  22 de Março ou Domingo seguinte
15
10 de Abril ou Domingo seguinte
16
   30 de Março ou Domingo seguinte
17
17 de Abril ou Domingo seguinte
18
7 de Abril ou Domingo seguinte
19
 27 de Março ou Domingo seguinte

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/pascoa/datadapascoa.htm