domingo, 29 de janeiro de 2012

ENEM 2011/SISU e PROUNI 2012 (Divulgação de resultados)

Pessoal do CPUNI (Curso Pré Universitário da UFRJ, em parceria com a prefeitura de Nova Iguaçu) e estudantes em geral, divulgue aqui o seu resultado, caso você tenha conseguido vaga na universidade, seja pública ou particular, com a nota do ENEM 2011!


Precisamos saber sobre o desempenho deste projeto, que ajudou várias pessoas a entrarem para a universidade.


Eu consegui vaga na Estácio, com bolsa integral, para fazer o curso de Sistemas de Informação, ficando em 2º lugar (644,02 pontos) entre os 86 classificados com a nota mínima exigida, que é 400 pontos.


Acho que precisamos valorizar as oportunidades que temos, reconhecendo as falhas, mas também reconhecendo que a cada ano aumenta o número de pessoas que estão tendo a oportunidade de entrar no ensino superior através de iniciativas do poder público.


Não se ganha nada apenas criticando e apontando as falhas, desmerecendo os avanços conquistados.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SENAI - Cursos gratuitos à distância (EducaMais)

Consegui uma vaga, por meio de inscrição e prova online, para fazer o curso de Operador de HelpDesk [Operador de Suporte Técnico em TI (Tecnologia da Informação)], com algumas aulas presenciais aos sábados.

Fiz minha matrícula, e as aulas começarão no próximo mês.

É mais uma bênção que tenho que contar, agradecendo a Deus pelas oportunidades que Ele está abrindo para mim.

Consulte periodicamente, para saber sobre inscrições:


---

2013

Atualizando...

Já concluí o curso, assim como o da FAETEC. Veja:

http://eusouleandromaia.blogspot.com.br/2012/02/2012-uma-nova-etapa-na-minha-vida.html

ENEM 2011/SISU e PROUNI 2012

Fui classificado em 2º lugar nas duas opções que fiz pelo PROUNI.
Eram seis vagas em um, e cinco no outro curso.
Minha 1ª opção foi Sistemas de Informação, na Estácio, com bolsa integral. A 2ª foi Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na ABEU.
Me matriculei nesta 3ª feira (24/01).
Pelo SISU, fiquei bem perto de conseguir uma vaga para fazer Ciências Sociais, na UFRJ (33º, de 18 vagas), e não tão perto de uma vaga para Sistemas de Internet, no CEFET (83º, de 40 vagas), apesar de a concorrência ser bem maior do que pelo PROUNI.
Agradeço ao que aprendi no CPU da UFRJ, em N. Iguaçu (Turma 01 - Rui Barbosa).
Aprendi com os professores e colegas.
Que esse projeto continue!


Glória a Deus!!!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

Saiba o que o Governo Federal faz em favor do cidadão menos favorecido



O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) foi criado em janeiro de 2004, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a missão de promover a inclusão social, a segurança alimentar, a assistência integral e uma renda mínima de cidadania às famílias que vivem em situação de pobreza. Para isso, o órgão implementa inúmeros programas e políticas públicas de desenvolvimento social, realiza a gestão do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e aprova os orçamentos gerais do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Social do Transporte (Sest).


Por meio de programas de transferência direta de renda, como o Bolsa Família, o MDS proporciona cidadania e inclusão social aos beneficiários, que são comprometidos com atividades de saúde e educação. O Ministério também realiza ações estruturantes, emergenciais e sustentáveis de combate à fome, através de ações de produção e distribuição de alimentos, de incentivo à agricultura familiar, de desenvolvimento regional e de educação alimentar, respeitando as diversidades culturais brasileiras. O órgão dedica-se, ainda, a consolidar o direito à assistência social em todo o território nacional e dar agilidade ao repasse de verbas do Governo Federal para os estados e municípios.


O MDS é originário de três estruturas governamentais extintas: Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Nutricional (Mesa), Ministério da Assistência Social (MAS) e Secretaria Executiva do Conselho Gestor Interministerial do Programa Bolsa Família. Com a criação do MDS, em 2004, o Governo Federal centralizou as iniciativas e passou a executar sua estratégia de desenvolvimento social de forma mais robusta e articulada e com maiores investimentos nas políticas públicas, que atendem dezenas de milhões de pessoas.


Hoje, as ações do MDS são realizadas nas três esferas de Governo e em parceria com sociedade civil, organismos internacionais e instituições de financiamento. Essa articulação estabelece uma sólida rede de proteção e promoção social que quebra o ciclo de pobreza e promove a conquista da cidadania nas comunidades brasileiras.


Saiba mais: http://www.mds.gov.br/

Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS ao idoso e à pessoa com deficiência

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS,  é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja a operacionaliização do reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna.


QUEM TEM DIREITO AO BPC-LOAS:


- Pessoa Idosa - IDOSO: deverá comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja  inferior a ¼ do salário mínimo vigente.


- Pessoa com Deficiência - PcD: deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo, deverá também ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo Serviço Social e pela Pericia Médica do INSS.


Para cálculo da renda familiar é considerado o número de pessoas que vivem na mesma casa: assim entendido: o requerente, cônjuge, companheiro(a), o filho não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido, pais, e irmãos não emancipados, menores de 21 anos e inválidos. O enteado e menor tutelado equiparam-se a filho mediante a comprovação de dependência econômica e desde que não possua bens suficientes para o próprio sustento e educação.


O benefício assistencial pode ser pago a mais de um membro da família desde que comprovadas todas a condições exigidas. Nesse caso, o valor do benefício concedido anteriormente será incluído no cálculo da renda familiar.


O benefício deixará de ser pago quando houver  superação das condições que deram origem a concessão do benefício ou pelo falecimento do beneficiário. O benefício assistencial é intransferível e, portanto, não gera pensão aos dependentes.


Leia mais aqui:http://www.previdencia.gov.br/

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O ENEM

O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.


O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.


Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.


O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.


Fonte: http://www.pucminas.br/24horas/index_padrao.php?pagina=3700&PHPSESSID=d312b3bcd39fde56080f5218e7446541

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nova Iguaçu ganha Vale Social Unificado

Secretaria Estadual de Transportes assina convênio com a Prefeitura de Nova Iguaçu para oferecer o benefício de forma unificada no município


A partir deste mês (dezembro/2011), deficientes e doentes crônicos residentes de Nova Iguaçu terão uma facilidade a mais para se locomover pelo Estado. Graças a um convênio assinado entre a Secretaria Estadual de Transportes e a Prefeitura de Nova Iguaçu, um único cartão do Vale Social garantirá gratuidade tanto para os transportes municipais quanto para os interestaduais.

O convênio foi assinado na manhã desta quarta-feira (21/12), na unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro (Apae) de Nova Iguaçu. A vantagem da unificação do benefício é que dessa forma, o usuário poderá utilizar o mesmo cartão para os deslocamentos dentro da cidade e para outros municípios do Estado. Além disso, não será necessário passar por duas perícias médicas para obter o benefício municipal e estadual.

- Nosso objetivo é oferecer uma mobilidade de qualidade e cada vez mais acessível para a população fluminense. Hoje já temos mais de 100 mil usuários do Vale Social cadastrados, e conseguir esse convênio com Nova Iguaçu é uma honra para o Governo do Estado – afirmou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

O evento contou com a presença do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes; da prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama; do secretário municipal de Transportes, Rholmer Louzada; e da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Daniela Cardoso.

AACD poderá emitir o Vale Social

Além do convênio com a Prefeitura, a Secretaria Estadual de Transportes também firmou acordos com a Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD), que será incluída na lista de postos de cadastramentos do Vale Social. A parceria vai facilitar a vida de quem se trata na instituição, além de alertar para a existência do benefício.

Com isso, a Secretaria Estadual de Transportes se comprometeu a oferecer treinamento para os funcionários das da AACD, com informações sobre o benefício e o preenchimento correto do formulário de solicitação do benefício.


Fonte: http://www.rj.gov.br/web/setrans/exibeconteudo?article-id=723420